Contos da vovó
CONTAÇÃO DE HISTÓRIA
Objetivos:
★ Incentivar o respeito aos mais velhos
★ Resgatar a sabedoria e experiência dos mais velhos
★ Estimular a criatividade das crianças por meio da contação de histórias
★ Desenvolver a destreza manual dos alunos por meio das atividades de arte-educação
Faixa etária: 4 a 6 anos
★ Incentivar o respeito aos mais velhos
★ Resgatar a sabedoria e experiência dos mais velhos
★ Estimular a criatividade das crianças por meio da contação de histórias
★ Desenvolver a destreza manual dos alunos por meio das atividades de arte-educação
Faixa etária: 4 a 6 anos
Quem é que não gosta de ficar no colinho da vovó ouvindo histórias e cantigas até adormecer? Nessa relação de amor e carinho há espaço ainda para o aprendizado, afinal, ao ouvir histórias, a criança desenvolve sua imaginação, amplia seu universo cultural e pode até se identifi car com os personagens. Aproveite o Dia da Vovó, em 26 de julho, para promover esse contato mais próximo entre os alunos e suas avós, ou mesmo com outros idosos.
Dica de leitura!
• D. Carminha Cebolinha
O que faz uma consertadora de sonhos? Dona Carminha é uma simpática e bondosa velhinha que agrada a todos com suas histórias. Além de uma boa contadora de histórias, tem uma profissão diferente: ajuda meninos tristes a descobrir ou reencontrar sonhos perdidos para consertálos. Procurar esquecer a tristeza e aprender a brincar de verdade são os primeiros passos na busca da felicidade. Autora: Luciana Savaget Ilustradora: Fabiana Salomão Editora: Larousse Júnior Preço: R$ 23,90 Onde encontrar:www.larousse.com.br
Segue uma historinha bem bonitinha...
|
Colo de avó
Nada melhor do que colo de vó! Pelo menos era assim que Teca pensava, pois o colo de sua avó era macio como algodão doce e suas mãos, suaves como a brisa, acariciavam seus cabelos enquanto ela desfrutava da maciez daquele colo. Além de tudo isso, a avó de Teca tinha uma voz de veludo e de sua boca saíam as mais lindas histórias e cantigas. Teca sempre visitava a avó nos finais de semana e quando chegava na casa encantada, no castelo daquela fada, guloseimas deliciosas a esperavam. Bolos, doces, sonhos, suco, pastéis e mais tanta coisa que só de falar já enche a boca d´água.
Depois de comer até ficar triste de tantas guloseimas, a avó sentava na sua poltrona e Teca ia para seu colo. Depois que a neta se ajeitava, a avó começava a cantar cantigas de um outro tempo quando ela ainda era uma criança e ouvia isso de sua avó também. Teca gostava de todas, mas tinha uma que era a sua preferida:
Terezinha de Jesus
de uma queda foi ao chão. Acudiram três cavaleiros, todos três de chapéu na mão. O primeiro foi seu pai, o segundo, seu irmão, o terceiro foi aquele que a Tereza deu a mão. Teca, que na verdade chamava Tereza, se imaginava sendo a Terezinha de Jesus
da cantiga e sonhava com o dia em que daria seu coração a alguém, igual sua avó contou que fez com o seu avô. Depois que as duas cantavam juntas, a avó começava a contar suas histórias. Nas histórias tinha gigante, meninas, flores que abriam buraco no chão, fadas, bruxas, mágicos e tanta coisa divertida que fazia Teca viajar nas palavras da voz de veludo.
Quando a avó terminava sua história (que Teca achava que ela inventava), começava a acariciar os cabelos da neta, cantarolando mais das suas cantigas e, pouco a pouco, cafuné daqui e dali, a menina pegava no sono, no colo da avó, embalada pelo carinho daquela fada. Enquanto dormia, Teca sonhava. Via-se num castelo encantado, nas nuvens, voando num tapete mágico com a avó que ria e cantava pelas nuvens do céu dos passarinhos.
Fonte: Guia Prático para Professores de Educação Infantil & minha miguxa Vivi.
|
VOU GOSTAR EM TE VER POR LA!
10 comentários:
Querida amei seu blog!
dê uma passadinha em meu blog, lá tem uma promoção que vc vai amar!!
Beijinhos
FAÇO PARTE DAS “BLOGUEIRAS UNIDAS”, MEU NÚMERO DE IDENTIFICAÇÃO É 229, MEUS LINKS: http://francesjames.blogspot.com (grupo 9,11); http://cantinhodaleitoa.blogspot.com (grupo 27). PASSEI PARA CONHECER SEU BLOG E ME ENCANTEI COM TUDO POR AQUI. SOU SUA SEGUIDORA. CONHEÇA MEUS BLOGS E SE GOSTAR PEGUE SELINHOS PARA VOCÊ. BJOS.
Oi, sou do Blogueiras Unidas e vim visitar o seu blog. Meu numero é o 908.
Esta tudo lindo por aqui.
Já estou te seguindo, visite-me e me siga tb ;D
http://lucasartedigital.blogspot.com/
amei seu blog!!!!
faço parte do Blogueiras Unidas e ficarei muito feliz com sua visita, estou seguindo, bjosssssssss
754.http://samea-grazielly.blogspot.com (25,32)
Parabéns pela iniciativa!
Como sempre,um encanto de postagem!
Contar histórias é um arte e sem dúvida, você deve ser especialista nesta missão!
Que Deus a abençoe sempre, amiga!
Abraços carinhosos!
Feliz dia do professor!!!
Minha querida amiga Rê, meus parabéns nesse dia do professor. Não poderia deixar de visitar esse cantinho que é uma verdadeira canção de amor na área de ensino. São de mestres assim que nossas crianças precisam. Um grande beijo
Oi Maria Regina
Se você gosta de contar histórias, acho que vai gostar do meu cantinho: www.lenarterapia.blogspot.com
Seu cantinho é bem aconchegante. Vou passar sempre por aqui para dar uma espiada. Bjos
Lena
Rê querida, espero que o Babydog esteja melhor...e vc também. Bom com relação ao cansaço somos duas...reta final de ano..correria! Beijos e o que precisar é só falar ok?
Adoro sugestões de leitura!!! Gostei muito!
Vim retribuir a sua visitinha no meu blog!!!
Seu cantinho é uma gracinha!!
Beijinhos...
Postar um comentário
Ficarei muito feliz com seu comentário!
A sua opinião é de grande importância para
o aperfeiçoamento deste cantinho.
Que Deus o(a) abençoe sempre!
Com carinho,
Professora Maria Regina
Ah! Irei fazer uma visita e responder os comentários em seus blogs!