Bem Vindos

Amigas encantadoras!

quinta-feira, junho 21, 2012


Projeto inverno

4
Olá meninas ando sumida...mas não me esqueço de vocês, obrigada pelos recadinhos tão carinhosos que deixam aqui ... e também deixo um recadinho para quem não é educador ...que esse blog foi feito exclusivamente para quem trabalha com educação ou mesmo tem interesse no assunto, quem vem aqui é porque tem alguma afinidade e sabe o que está sendo desenvolvido em cada post.
 Meninas ternimei um curso de formação religiosa e minha formatura será sábado ihuuuuuu e outra formatura em março e ando as voltas com ler e escrever e estagiar, ler, escrever e estagiar ufaaaa massss amo o que faço por isso sou muitoooooooo felizzzzzzz!

Este projeto  é pra ser desenvolvido com as crianças da educação infantil mostrando à elas que o inverno começa no dia 21 de junho independentemente de frio, chuva, tempo seco e até neve (características específicas de cada região do Brasil), você vai perceber que tanto em São Paulo quanto em Salvador ou em Belém, o dia vai escurecer mais rápido e parecer mais curto. E não é pura coincidência: "É interessante utilizar um globo terrestre para explicar como ocorrem as estações do ano e mostrar que a Terra fica inclinada em relação ao Sol.


Esse movimento do nosso planeta dura um ano e é chamado de translação. Tente reproduzir os movimentos da Terra em torno do Sol para que as crianças vejam como acontece de verdade.
No inverno, a Terra recebe menor quantidade de luz e calor do sol. Mas é bom entender que nem sempre a estação é sinônimo de frio intenso, cobertores e chocolate quente. Cada região do Brasil é bastante peculiar e as características do inverno estão relacionadas ao clima e à localização. Enquanto em algumas cidades do Sul pode até nevar, o Norte e o Nordeste sofrem com fortes chuvas. Já no Sudeste, o frio costuma chegar acompanhado de um ar seco e traz diversos problemas respiratórios, principalmente para as crianças.

Inverno com sabor

A alimentação é uma das maiores preocupações dos pais, principalmente quando os filhos não gostam ou não têm o hábito de comer verduras e frutas.
A professora poderá apresentar aos alunos frutas típicas de cada estação e a criança se apropria sensorialmente de cada uma delas. Além disso, é explicada a sua origem e reforçada a época do ano em que é encontrada. É o primeiro passo para enriquecer esse momento com atividades diversas, que poderão usar músicas, colagens, receitas, atividades com jornais e revistas, jogos, experimentos e pesquisas.

Algumas frutas do inverno:







Morango
Considerado um dos frutos mais desejados do mundo, o morango possui sabor agradável e aroma delicioso. Quando incluso na alimentação, ele ajuda a prevenir doenças cardíacas, melhora o sistema circulatório e neutraliza os radicais livres. Devido a sua grande quantidade de fibras, o moranguinho contribui com o funcionamento do intestino.
Figo
Apesar de ser calórico, o figo garante vários benefícios para a saúde. Ele melhora o rendimento físico, deixa o organismo mais resistente e contribui com o desenvolvimento mental. A fruta originária do Mediterrâneo tem a vantagem de ser um poderoso energético natural.
Tangerina
A fruta cítrica é rica em potássio, um mineral que ajuda na contração muscular. Além de saborosa, ela ajuda a prevenir prisão de ventre, gripes e resfriados.
Abacate
O abacate é capaz de proteger as cartilagens das articulações, evita as alergias e as doenças auto-imunes.
Caqui
O caqui ajuda a combater o colesterol alto e garante benefícios para as pessoas que sofrem de hipertensão.
Pera
A fruta regula o funcionamento do intestino, melhora a digestão e alivia dores de estômago.
Maçã gala
A maçã tem poder antioxidante, previne colesterol e diminui os riscos de doenças pulmonares.
Banana
O fruto da bananeira ajuda a controlar a pressão arterial, além de evitar dores musculares e câimbras. Estudos apontam ainda que a banana também é uma aliada contra a depressão.

Poderão também usar a história da Cigarra e a formiga

A cigarra e a formiga

1. Reúna as crianças em círculo e conte a fábula A Cigarra e a Formiga com o auxílio de fantoches feitos em E.V.A. Confira a história A Cigarra e a Formiga:
Tendo a cigarra cantado durante o verão, Apavorou-se com o frio da próxima estação. Sem mosca ou verme para se alimentar, Com fome, foi ver a formiga, sua vizinha, pedindo-lhe alguns grãos para aguentar Até vir uma época mais quentinha!
<><>
"Eu lhe pagarei", disse ela,
"Antes do verão, palavra de animal,
Os juros e também o capital."
A formiga não gosta de emprestar,
É esse um de seus defeitos.
"O que você fazia no calor de outrora?"
Perguntou-lhe ela com certa esperteza.
"Noite e dia, eu cantava no meu posto,
Sem querer dar-lhe desgosto."
"Você cantava? Que beleza!
Pois, então, dance agora!"
2. Promova uma conversa informativa com os alunos, abordando aspectos da história e enfatizando a estação inverno. Exemplos: quem sabe o que é inverno? O que acontece com o tempo quando chega o inverno? Quais as roupas que as pessoas mais usam nessa época do ano? Por que a formiga trabalhava sem parar na história? Por que a cigarra não tinha comida no inverno?
3. Depois da discussão, você poderá promover uma dramatização teatral, focando no final da história e estimulando a reflexão sobre as atitudes da cigarra e da formiga.
4. Após a dramatização, procure mostrar para a turma que no Brasil as estações do ano têm alterações em alguns lugares. Use o globo para apresentar o Brasil e suas regiões, indentificando os locais mais frios e mais quentes. Mostre que na região Sul, o inverno é mais rigoroso e no Nordeste chega com muita chuva e ventos.


Boa aula meninas fiquem na paz e qualquer coisa é só falar.


Beijinhos cheiiinhos de contos e encantos!

4 comentários:

Anônimo disse...

Rê querida...quase não acreditei quando vi uma atualização tua amiga..Fiquei tão feliz que deu até um frio na barriga...rsss, juro! Fico muito feliz que tenha concluído seu curso, parabéns que te dê só frutos bons. Achei que tu tivesse desistido de tudo flor, sério..
Deus te abençoe grandemente e nunca deixe este cantinho lindo..
Beijos de sua miguxa que te adora Vivi

# ESPAÇO LADY ELAINE # disse...

olá !!

mulher abençoada...linda mensagem....
te seguindo, seu espaço e mimos, são educativos e criativo,como trabalho com cças espero ser aprovada para retornar mais vezes....

beijokas...

Unknown disse...

Boa noite amiga... passando para retribuir a visita e conhecer seu blog, adorei....já me tornei sua seguidora... bjs!

ciranda da aprendizagem disse...

Ola! Tudo bem?
Regina, este ano estou participando do TOP BLOG 2012 e conto com o seu voto.
Vote clicando no selo que esta na lateral do meu blog.
Agradeço!
Beijinhos carinhosos!

Postar um comentário

Ficarei muito feliz com seu comentário!
A sua opinião é de grande importância para
o aperfeiçoamento deste cantinho.
Que Deus o(a) abençoe sempre!
Com carinho,
Professora Maria Regina
Ah! Irei fazer uma visita e responder os comentários em seus blogs!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...