Bem Vindos

Amigas encantadoras!

quarta-feira, setembro 12, 2012


Psicomotricidade: esquema corporal

3


A FORMIGUINHA NA LADEIRA
Da ladeira abaixo
Vem a formiguinha,
Com uma mão na cabeça
E a outra na barriga.
*variar as partes do corpo
 A PULGA LEVADA
A pulga levada picou no meu corpo
Picou lá emcima
Picou lá embaixo
Picou de um lado
Picou de outro lado,
Picou bem no centro
Que pulga levada
CONHEÇO UM JACARÉ
Conheço um jacaré
Que gosta de comer.
Esconda sua cabeça*
Senão o jacaré
Come sua cabeça*
E o dedão do pé.
* variar as partes do corpo
CARNEIRINHO, CARNEIRÃO
Carneirinho, carneirão, neirão, neirão,
Olhai pro céu, olhai pro chão pro chão, pro chão,
Manda Deus Nosso Senhor, Senhor, Senhor,
Para todos se ajoelhar!

Carneirinho, carneirão, neirão...
Olhai pro céu, olhai pro chão...
Manda Deus Nosso Senhor...
Para todos se sentar!

Carneirinho, carneirão, neirão...
Olhai pro céu, olhai pro chão...
Manda Deus Nosso Senhor...
Para todos se deitar!

Carneirinho, carneirão, neirão...
Olhai pro céu, olhai pro chão...
Manda Deus Nosso Senhor...
Para todos se levantar!
BONEQUINHO DE PAU
Eu sou um bonequinho
De pau, de pau e mexo
As mãozinhas assim, assim .
Eu sou um bonequinho
De pau, de pau e mexo
Os pezinhos
Os bracinhos
As perninhas
A cabeça
Assim, assim.

SE VOCÊ ESTA CONTENTE
Se você está contente
Grite viva
Se você está contente
Grite viva
Se você está contente
Quer mostrar a toda gente
Se você está contente
Grite viva
Se você está contente
Bata palmas
Se você está contente
Bata palmas
Se você está contente
Quer mostrar a toda gente
Se você está contente
Bata palmas
Se você está contente
Bata o pé
Se você está contente
Bata o pé
Se você está contente
Quer mostrar a toda gente
Se você está contente
Bata o pé
EU TENHO
Eu tenho dois olhinhos
Que servem para olhar
Eu tenho dois ouvidos
Dois ouvidos pra escutar
Eu tenho um narizinho
Que serve para cheirar
Eu tenho dois dentinhos
Que me ajudam a mastigar
Eu tenho uma boca
Que sente o paladar
Com ela eu posso rir
Posso rir e até chorar
Eu tenho dois pezinhos
Que servem pra andar
Eu tenho dois bracinhos
Pra mamãe eu abraçar ou
(Pro colega eu abraçar).
CONVERSA COM OS DEDOS

Olá, polegar?

Como vai, meu xará?
A família como vai, meu xará?
A família como vai, polegar?
A família vai bem
E a minha também
Como é bom os amigos se encontrarem.
POP POP

Põe a mãozinha pra frente
Põe a mãozinha pro lado
Põe a mãozinha pra frente
Balanço e ele adora

Eu danço Pop Pop
Eu danço Pop Pop
Eu danço Pop Pop
Assim é bem melhor

Põe o pezinho pra frente
Põe o pezinho pro lado
Põe o pezinho pra frente
Balanço e ele adora

Põe a cabeça pra frente
Põe a cabeça pro lado
Põe a cabeça pra frente
Balanço e ele adora

Põe o bumbum pra frente
Põe o bumbum pro lado
Põe o bumbum pra frente
Balanço e ele adora

Põe o corpinho pra frente
Põe o corpinho pro lado
Põe o corpinho pra frente
Balanço e ele adora
DEDINHOS
Polegares, polegares
Onde estão
Aqui estão
Eles se saúdam
Eles se saúdam
E se vão
E se vão

Indicadores, indicadores
Onde estão
Aqui estão...
Dedos médios, dedos médios
Onde estão...
Anelares, anelares
Onde estão...
Dedos mínimos, dedos mínimos
Onde estão...
Todos os dedos, todos os dedos
Onde estão...
PALMINHAS
Palminhas, palminhas
nós vamos bater
depois as mãozinhas pra trás esconder
de um lado e do outro
nós vamos bater
depois as mãozinhas pra trás esconder

Palminhas, palminhas
nós vamos bater
depois as mãozinhas pra trás esconder
bem forte e bem fraco
nós vamos bater
depois as mãozinhas pra trás esconder

Palminhas, palminhas
nós vamos bater
depois as mãozinhas pra trás esconder
pra baixo e pra cima
nós vamos bater
depois as mãozinhas pra trás esconder.
ESTALE OS DEDOS
Se você está feliz, estale os dedos (bis).

Alegria de viver, de sorrir e de cantar.
Se você esta feliz, estale os dedos.
Se você está feliz bata palmas (bis)
Alegria de viver, de sorrir e de cantar.
Alegria de viver, de sorrir e de cantar.
Se você está feliz faça os dois
(continuar usando a criatividade).
A MÃOZINHA

Aqui vive alegre pessoal
Família bem original
Um pai, uma mãe, um irmão, uma irmã
Nenê tão bonito e legal
Nenê tão bonito e legal
Que forte é o papai polegar
Que boa é a mãezinha no lar
O irmão é maior, a irmã é menor
Nenê vamos nos embalar
Nenê vamos nos embalar.
FUI AO MERCADO
Fui ao mercado comprar café
Veio a formiguinha
E picou o meu pé
Eu sacudi, sacudi, sacudi
Mas a formiguinha não parava de subir

Fui ao mercado comprar batata-roxa
Veio a formiguinha
E picou a minha coxa
Eu sacudi, sacudi, sacudi
Mas a formiguinha não parava de subir

Fui ao mercado comprar mamão
Veio a formiguinha
E picou a minha mão
Eu sacudi, sacudi, sacudi
Mas a formiguinha não parava de subir

Fui ao mercado comprar jerimum
Veio a formiguinha
E picou o meu bumbum
Eu sacudi, sacudi, sacudi
Mas a formiguinha não parava de subir
BONECA DE LATA
Minha boneca de lata
bateu com a cabeça no chão
levou mais de uma hora
pra fazer a arrumação
desamassa aqui
pra ficar boa
Minha boneca de lata
bateu com o nariz no chão
levou mais de duas horas
pra fazer a arrumação
desamassa aqui
pra ficar boa...
Minha boneca de lata
bateu com o ombro no chão
levou mais de 3 horas
pra fazer a arrumação
desamassa aqui
pra ficar boa
Minha boneca de lata
bateu com o cotovelo no chão
levou mais de 4 horas
pra fazer a arrumação
desamassa aqui
desamassa aqui pra ficar boa...
Minha boneca de lata
bateu com a mão no chão
levou mais de 5horas
pra fazer a arrumação
desamassa aqui
desamassa aqui pra ficar boa...
Minha boneca de lata
bateu com a barriga no chão
levou mais de 6 horas
pra fazer a arrumação
desamassa aqui
desamassa aqui pra ficar boa...
Minha boneca de lata
bateu com as costas no chão
levou mais de 7 horas
pra fazer a arrumação
desamassa aqui
desamassa aqui pra ficar boa...
Minha boneca de lata
bateu com o joelho no chão
levou mais de 8 horas
pra fazer a arrumação
desamassa aqui
desamassa aqui pra ficar boa...
Minha boneca de lata
bateu com o pé no chão
levou mais de 9 horas
pra fazer a arrumação
desamassa aqui
desamassa aqui pra ficar boa...
Minha boneca de lata
bateu com o bumbum no chão
levou mais de 10 horas
pra fazer a arrumação
desamassa aqui
desamassa aqui pra ficar boa...
As crianças espalhadas cantam a música fazendo gestos correspondentes a cada parte da canção. Elas devem memorizar a seqüência de movimentos, que estão sendo cantados. A cada parte da música, acrescenta-se mais um gesto que deverá ser acompanhado da frase “desamassa aqui”..., ou seja, quando estiver na estrofe com a fala da mão, por exemplo: as crianças cantam 5x o desamassa aqui e, para, cada vez, cantam a apontam a parte do corpo correspondente.
Fonte: Educadora Sara de souza





O corpo é o meio de ligação do individuo consigo mesmo, sua individualidade e  com o mundo. É uma tomada de consciência sobre si mesmo que tem seu início quando ainda bebê. A criança inicia o desenvolvimento perceptivo e descobre que através do seu corpo pode se comunicar com o mundo. Chora quando tem fome, sede, dor, sono… esse desenvolvimento permeia toda a sua existência, evoluindo e se transformando todo o tempo. Um desenvolvimento adequado do esquema corporal corresponde a uma maturação da motricidade, das percepções espaciais e temporais e da afetividade, que vão favorecer um bom desenvolvimento cognitivo de uma forma global e especificamente naaprendizagem da comunicação oral, escrita como do pensamento lógico e cálculo mental. Se há uma falha no desenvolvimento do esquema corporal vai haver falha no processo de interação do indivíduo consigo mesmo, uma vez que afeta a formação da personalidade.  Para cada ação motora há uma correspondência psicológica. Esse desenvolvimento que pode ocorrer de forma natural pode também ser estimulado. Da estrutura corporal o indivíduo forma uma imagem corporal constituída dos conceitos que criou do seu próprio corpo, suas partes e funções. Aqui se pode perceber a importância que há em se ter um bom conhecimento tanto das estruturas anatômicas, das relações que tem entre si, seus movimentos e funções com o conhecimento que precisa ter de si mesmo, de se situar no mundo, no espaço/tempo e relação com tudo e todos. 
As crianças com dificuldades na aprendizagem podem apresentar um desenvolvimento psicomotor, se não tem, por exemplo, po domínio da estruturação de seu corpo e suas relações com o mundo no tempo e no espaço. Uma estimulação complementar á esse desenvolvimento é importantíssimo. 
Em termos práticos, a relação que existe entre a capacidade de reconhecer a si mesmo através de seu corpo e se situar no tempo e espaço e a aquisição, por exemplo, da linguagem escrita consiste na compreensão que o aluno tem do processo de identificação da codificação da língua falada transpondo para a escrita, correlacionando fonemas e grafemas. O aluno percebe a palavra situando as sílabas, as letras e situando-as na forma convencional. Letras, sílabas, palavras, frases, estruturação do texto…  Se o aluno identifica as letras do seu nome, mas na escrita usa essas letras em posição aleatória, vai denotar uma falha no domínio do seu esquema corporal e localização espacial. 
Alunos que apresentam dificuldades na aprendizagem sejam na estruturação da escrita ou do pensamento abstrato, e principalmente alunos com necessidades educacionais especiais vão apresentar uma falha no desenvolvimento da psicomotricidade, esquema e imagem corporal, orientação e estruturação espaço temporal e lateralidade. 
Adequando á idade e ás necessidades educacionais, pode se realizar um trabalho de desenvolvimento da psicomotricidade.Veja o esquema corporal com as sugestões de atividades lúdicas que vão desde o básico á jogos e musicas que estimulam a construção dos conceitos: 
· Identificar todas as partes do corpo; 
· Conhecer as partes do corpo; 
· Reconhecer os sentidos; 
· Identificar e diferenciar as partes do próprio corpo como as partes do corpo dos amigos; 
Através de atividades de
rolar, agarrar, sentar, engatinhar, andar em um pé, andar sobre linhas…; 
· Estimulação do raciocínio e da atenção; 
· a Socialização 
· a explorar ação dos 5 sentidos. 
SUGESTÕES DE ATIVIDADES – ESQUEMA CORPORAL 
Desenvolvimento psicomotor através da música e ritmo ( canto e dança gestual): 
-desenvolvimento da sensibilidade, criatividade, do prazer de ouvir e cantar música, da imaginação, memória, concentração, atenção, autodisciplina, respeito ao próximo, regras, limites, esquema corporal, autoconhecimento, autoestima, interação social, reforço do desenvolvimento cognitivo / linguístico, psicomotor, e socioafetivo 
As atividades musicais agem sobre a mente favorecendo a reação motora e qualquer movimento adaptado a um ritmo é o resultado de um conjunto completo de atividades coordenadas. 
Desenvolvimento socioafetivo: 
O aluno desenvolve e identifica sua identidade, percebe suas diferenças ao mesmo tempo em que interage com os outros. Através da autoestima, desenvolve o autoconhecimento com suas capacidades e limitações. As atividades musicais coletivas (meninos e meninas, por exemplo) favorecem o desenvolvimento da socialização. 
Desenvolvimento da linguagem: 
Através de jogos que envolvem a estrutura musical onde são exigidas a identificação e função das partes do corpo, a socialização e organização, a criança será estimulada á identificar em si mesma e aos outros. 
Cantando e dançando, atividades musicais lúdicas que podem ser realizadas no próprio espaço da sala de aula: ou na área de lazer. 

Referência: 
Sociedade Brasileira de Psicomotricidade, criada em 1980. 
Jean Piaget(1896-1980) psicólogo suíço. Ele e seus colaboradores publicaram mais de trinta volumes sobre os processos de construção do pensamento na crianças
fonte: impacto da pedagogia moderna por Júlia Virginia de Moura

3 comentários:

Anônimo disse...

Oi Rê, minha miguxa do coração..Que delícia essas músicas..me deu saudade..sabe por que? Trabalho numa escola judaica só pra meninas e elas não podem aprender as nossas musiquinhas, então quando quero fazer algum exercício desse com minhas meninas (3), eu canto em forma de poema para que possam brincar e também se desenvolverem.
Grande beijo minha flor, te adoro e seu blog tá cada vez mais lindo e cheio de novidades! vivi

A Arte de Contar e encantar na Educação Infantil disse...

Verdade amiga elas são uma delícia mesmo e as crianças amam...interessante isso não poder cantar com elas, não tem nada demais né? Mas fico feliz em saber que você está trabalhando e ainda mais como prof. Amo vc amiga do coração!Beijinhos fofos!

CULTIVANDO SEU BEM ESTAR disse...

Gostaria de saber onde encontro essas músicas que trabalham o esquema corporal pois procurei e não encontrei algumas mais conhecidas encontrei mas outras não. Obrigado!

Postar um comentário

Ficarei muito feliz com seu comentário!
A sua opinião é de grande importância para
o aperfeiçoamento deste cantinho.
Que Deus o(a) abençoe sempre!
Com carinho,
Professora Maria Regina
Ah! Irei fazer uma visita e responder os comentários em seus blogs!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...