Bem Vindos

Amigas encantadoras!

sexta-feira, janeiro 14, 2011


Projeto a hora do conto!

0
Como gosto muito de contar histórias e penso que as histórias são úteis na transmissão de  valores e tbm resgata a nossa cultura.
Então, garimpando pela net encontrei um lindo projeto e esse pode se adaptar a sua realidade, ok!


Objetivos

• Envolver os professores da escola em um projeto de fomento à leitura.

• Trocar opiniões e discutir interpretações sobre aspectos dos contos.

Conteúdos

• Valorização da leitura como uma fonte de entretenimento.

• Desenvolvimento de critérios de escolha.

Anos

Educação Infantil e 1º.

Tempo estimado

A escolha das professoras
Material necessário

Histórias escolhidas para leitura e um cartaz por sala, com a propaganda das sessões.

Desenvolvimento

1ª etapa

Cada professor deve selecionar a história que lerá nas sessões de leitura. É importante que tenha certo grau de novidade – esse é um ótimo momento para apresentar aquisições da biblioteca. Após essa preparação, todos se reúnem, apresentam suas propostas e trocam ideias para aperfeiçoá-las. Cada um elabora um cartaz-propaganda com a cópia da capa do livro que lerá, a resenha e o espaço para as inscrições, fixando-o no mural da escola.

2ª etapa

Compartilhe com a turma as propostas de leitura, comentando as resenhas e conversando sobre as expectativas a respeito das histórias. Não se deve identificar quem lerá cada conto, pois isso fornece outros critérios de escolha: as crianças não optam por uma obra literária, mas por um leitor conhecido e, em especial entre os menores, há a tendência de ele ser o próprio professor, perdendo-se o potencial desse projeto, que é criar uma comunidade maior de leitores. Assim cada um se inscreve na sessão da qual deseja participar.

3ª etapa

No dia marcado para o evento, oriente as crianças sobre a sala para a qual devem se dirigir e se prepare para receber seu público leitor. No começo da atividade, apresente o conto de modo a gerar suspense e interesse e, então, realize a leitura. Depois, abra espaço para conversar sobre a história.

4ª etapa

Quando as crianças retornarem para as salas, crie um um momento de troca em que elas possam contar sobre a história que escutaram (com a regra de jamais revelar o fim).

5ª etapa

As sessões se repetem mais duas vezes, com intervalos semanais ou quinzenais. Antes da próxima, há uma nova apresentação (na segunda e na terceira vez, as crianças podem ajudar, pois já conhecem as obras) e a escolha do conto que ouvirão um dos professores ler. Depois desse período, novas rodadas podem ser planejadas.


 Assista ao vídeo do Projeto Entorno que mostra a realização de todas as etapas de um projeto de Sessões simultâneas de leitura de contos na escola.

























0 comentários:

Postar um comentário

Ficarei muito feliz com seu comentário!
A sua opinião é de grande importância para
o aperfeiçoamento deste cantinho.
Que Deus o(a) abençoe sempre!
Com carinho,
Professora Maria Regina
Ah! Irei fazer uma visita e responder os comentários em seus blogs!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...