Bem Vindos

Amigas encantadoras!

quarta-feira, janeiro 05, 2011


Folia de Reis 06 de janeiro

6









A Folia de Reis eu tive o prazer de ver quando estive em Vila Real-Mateus Portugal pela ocasião e é um dos acontecimentos que jamais irei esquecer pois foi uma surpresa e muito lindo.

O dia de Reis comemora-se no dia 6 de Janeiro.

Em Portugal a quem sair a fava do Bolo Rei deve pagar o bolo no ano seguinte.



Grupos de pessoas juntam-se e vão pelas portas Cantar os Reis que são canções tradicionais da vida de Jesus e saudações à família e donos da casa.
O canto é acompanhado por instrumentos populares como: o reco-reco, os ferrinhos, o bombo, o acordeão e a viola.
Depois de cantarem, os donos da casa, convidam os reizeiros para entrar e oferecem-lhes comida e bebida.

O Cantar de Reis começa no dia 5 de Janeiro e vai até ao dia 20.

Há ainda outra tradição, as Janeiras, em que se cantam canções em grupos no dia 31 de Dezembro e 1 de Janeiro.

Em certas regiões as pessoas oferecem azeite novo para alimentar as candeias da igreja ou capela da sua terra, em homenagem às almas dos familiares que já morreram.

Folia de Reis e  sua histórias

A Folia de Reis é uma festa religiosa de origem portuguesa, que chegou ao Brasil no século XVIII. Em Portugal, em meados do século XVII, tinha a principal finalidade de divertir o povo, enquanto aqui no Brasil passou a ter um caráter mais religioso do que de diversão.
No período de 24 de dezembro, véspera de Natal, a 6 de janeiro, Dia de Reis, um grupo de cantadores e instrumentistas percorre a cidade entoando versos relativos à visita dos reis magos ao Menino Jesus. Passam de porta em porta em busca de oferendas, que podem variar de um prato de comida a uma simples xícara de café. A Folia de Reis, herdada dos colonizadores portugueses e desenvolvida aqui com características próprias, é manifestação de rara beleza.
Os preciosos versos são preservados de geração em geração por tradição oral.

INSTRUMENTOS:Os instrumentos utilizados são:viola, violão, sanfona, reco-reco, chocalho, cavaquinho, triângulo, pandeiro e outros instrumentos.
PERSONAGENS: Os personagens somam doze pessoas, todos os integrantes do grupo, trajam roupas bastante coloridas.sendo eles: mestre,contra-mestre,3 Reis Magos,palhaço,foliões

1.O Mestre e Contra-mestre: dono de conhecimentos sobre a manifestação, é quem comanda os foliões.

2.O Palhaço: com seu jeito cínico e dissimulado, deve proteger o Menino Jesus, confundindo os soldados de Herodes. O seu jeito alegre e suas vestimentas coloridas são responsáveis pela distração e divertimento de quem assiste à performance.Representando o mal,usa geralmente máscara confeccionada com pele de animal e vai sempre afastado um pouco da formação normal da Folia, nunca adiantando-se à "bandeira". Apesar de seu simbolismo é personagem alegre que dança e improvisa versos, criando momentos de grande descontração.

3.Os Foliões :Composta de homens simples, geralmente de origem rural, são os participantes da festa, dão exemplo grandioso através de sua cantoria de fé.

4.Reis Magos: São 3 Reis Magos,fazem viagem de esperança, certos de encontrarem sua estrela.

A FESTA: Até há pouco, podia-se ouvir ao longe ou, com sorte, encontrar, vindo de bairro distante,um grupo especial de músicos e cantadores trajando fardamento colorido, entoando versos que anunciam o nascimento do menino Jesus e homenageiam os Reis Magos. Trata-se, naturalmente, da Folia de Reis que no período de 24 de dezembro a 6 de janeiro, dia de Reis, peregrina por ruas à procura de acolhida ou em direção a algum presépio.
Com sanfona, reco-reco, caixa, pandeiro, chocalho, violão e outros instrumentos seguem os foliões pela noite adentro em longas caminhadas, levam a "bandeira" ( estandarte de madeira ornado com motivos religiosos ) a qual tributam especial respeito. Vão liderados por mestre e contra-mestre, figuras de relevância dentro da Folia por conhecerem os versos - São os puxadores do canto.ex:

"Era meia noite em ponto

Bateu asa e cantou o galo

Bateu asa e cantou o galo..."

 
"Que Jesus dê vida e saúde

Só voltamos para o ano

Só voltamos para o ano..."



Os foliões cumprem promessa de por sete anos consecutivos saírem com a Folia e arrecadam em suas andanças donativos para realizarem anualmente no dia 20 de janeiro, dia de São Sebastião, festa com cantorias e ladainhas.

Durante a caminhada é carregada a "bandeira" do grupo, um estandarte de madeira enfeitado com motivos religiosos. O ponto alto da festa se dá quando dois grupos se encontram. Juntos, eles caminham em direção ao presépio da festa, o ponto final da caminhada.



Bolo de Reis de Portugal ou o chamado Bolo Rei.



Ingredientes


Massa Levedada


14 gr de fermento de padaria


3 colheres de sopa de leite morno


100 gr. de farinha de trigo


Bolo


250 gr de farinha de trigo


100 gr de massa levedada


1 colher de sopa de sal


4 ovos


Raspas da casca de um limão


150 gr de açúcar


100 gr de manteiga


150 gr de frutas secas e cristalizadas (nozes, passa, ameixa, figo, cereja)


1 cálice de vinho do Porto


Farinha para amassar


1 brinde


1 fava


Preparo






Faça a massa levedada - juntando todos os ingredientes e deixando fermentar por 4 horas. Reserve
Pique grosseiramente as frutas secas e cristalizadas. Deixe de molho no vinho do Porto. Reserve
Coloque a farinha em uma mesa. Faça buraco no centro. Coloque a massa levedada e amasse bem

Junte os ovos (um a um) em temperatura ambiente, as raspas de limão, oaçúcar, a manteiga (anteriormente batida na batedeira até que fique bemcremosa). Misture tudo. A massa fica com consistência mole. Cubra e deixe descansar até o dia seguinte.

Acrescenteas frutas secas e cristalizadas. Divida a massa em duas partes. Dê, emcada uma delas, a forma de coroa (fazendo primeiro uma bola, e depoisum buraco no meio), com mais ou menos 30 cm de diâmetro. Introduza obrinde e a fava. Deixe descansar, em lugar fechado, por 1 hora. Pincele com a gema (diluída em água)
Asse em forno médio (180º). No meio do cozimento, decore com frutas cristalizadas e açúcar. Deixe no forno até que fique dourado.


As informações retirei da internet (me esqueci de onde :( me perdoem e se vc é o dono é só me avisar que eu darei os devidos créditos sem problemas please :)  ) e a receita eu me lembro :) é no blog da Cristal de luz e amor.








6 comentários:

Anônimo disse...

Oiieeee !!!
Ummmmmmmmm esse bolo de reis me deu água na boca ^^
Estou a disposição sempre que precisar ta !!!
Seu blog eh um encanto !!!
uma otima semana a vc !!!
Kissus em seu ♥

"Lembrancinhas para Festas" disse...

Nossa Rê, incrível!! Aqui sempre tem uma informação nova. Adorei saber mais um pouquinho da história e essa receita heim........tudo de bom
Beijos, Vivi

Josandra Rupf disse...

Deu até água na boca.......

OLA AMIGA, ESTOU AQUI NOVAMENTE PARA DIVULGAR UM POST DO MEU BLOG, PARTICIPEM!!!!
DESAFIO DA BLOGUEIRA
ESTE DESAFIO CONSISTE EM CRIAR UMA FORMA DE DISCUTIRMOS TEMAS SOBRE A EDUCAÇÃO. VAMOS COMENTAR A CITAÇÃO E CRIAR UM ESPAÇO PARA O DEBATE SOBRE O NOSSO PAPEL QUANTO EDUCADOR - EDUCANDO.
http://professorinhamuitomaluquinha.blogspot.com/2011/01/citacao.html?showComment=1294414037443#comment-c4581500874660901875

Josandra Rupf disse...

OLA AMIGA, ESTOU AQUI NOVAMENTE PARA DIVULGAR UM POST DO MEU BLOG, PARTICIPEM!!!!
DESAFIO DA BLOGUEIRA
ESTE DESAFIO CONSISTE EM CRIAR UMA FORMA DE DISCUTIRMOS TEMAS SOBRE A EDUCAÇÃO. VAMOS COMENTAR A CITAÇÃO E CRIAR UM ESPAÇO PARA O DEBATE SOBRE O NOSSO PAPEL QUANTO EDUCADOR - EDUCANDO.
http://professorinhamuitomaluquinha.blogspot.com/2011/01/citacao.html?showComment=1294414037443#comment-c4581500874660901875

Unknown disse...

Excelente! Meu TCC será sobre A Folia de Reis como tema norteador do trabalho pedagógico na Educação Infantil. Sou aluna do 8º período de Pedagogia do ISERJ - Instituto de Educação do Rio de Janeiro.
Abraços.

Unknown disse...

Excelente!
Meu TCC será sobre esse tema!
A Folia de Reis como tema norteador do trabalho pedagógico na Educação Infantil.
Precisamos resgatar nossa cultura popular e manter a tradição que é passada através dos mais
velhos.
Abraços.

Postar um comentário

Ficarei muito feliz com seu comentário!
A sua opinião é de grande importância para
o aperfeiçoamento deste cantinho.
Que Deus o(a) abençoe sempre!
Com carinho,
Professora Maria Regina
Ah! Irei fazer uma visita e responder os comentários em seus blogs!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...