Bem Vindos

Amigas encantadoras!

sábado, agosto 25, 2012


Notas vermelhas, o que fazer????

9

As férias escolares acabam, porém boa parcela dos  alunos retornam com toda energia e disposição  para continuarem “ brincando de estudar”. Para esses alunos a Escola são férias eternas, o boletim escolar sempre decorado de notas vermelhas, mas afinal , eles dizem: “ e eu com isso? “ .  Parodiando os próprios alunos, agora é o momento em que  a “ chapa começa a esquentar” !!
“ Professor não posso repetir de ano!! “ , “ Professor, você não pode me reprovar !?” Pois é, está é a grande preocupação que começa a rondar a cabeça de muitos jovens.  Afinal, se ele reprovar, como vai ser ficar sem aquela viagem que o pai prometeu? E aquele novo computador ? Pior ainda, o mico da “ galera” na série seguinte, e ele sendo o “ único” que ficou para trás ? Isso nem pensar !
Logo você começará a ser assediado nos corredores por alunos que vão querer saber se estão de recuperação, se ficarão de exame, se irão “ passar de ano” ou não.
Toma que o Filho é teu:
É muito comum logo após o término da prova, o aluno já ficar rodeando o Professor para saber que nota ele tirou na prova. Na cabeça desse aluno existe uma dicotomia que é preciso que o Professor compreenda.  Quando o aluno alcança nota 10 na prova, foi ele quem conquistou, no entanto quando ele tira uma nota vermelha foi o Professor que subtraiu a nota dele.
A nota em si, para muitos alunos,  é uma medida que apenas atesta a promoção no final do ano, tem apenas esta serventia. Serve para a Escola mudar ele de série, e serve para os Pais como uma confirmação de que podem comprar o presente dele, pois ele passou de ano.
Quando o aluno está com o boletim escolar cheio de notas baixas, a responsabilidade das mesmas é atribuída ao Professor, ou seja, as notas estão daquela forma porque o Professor “ deu” nota vermelha na prova, assim sendo, a fonte das notas vermelhas é uma só: o Professor.
Tanto os Pais quanto os Alunos precisam compreender que na vida os únicos responsáveis pelas nossas conquistas, nossas falhas e nossos erros, somos nós mesmos. Se um dia pedirem para eu cantar uma música, com certeza receberei nota zero, deverei culpar a letra da música? A pessoa que escreveu a letra? Ou deverei refletir, se antes de aceitar cantar a música, quais conhecimentos prévios deverei ter que possibilitarão que eu seja bem sucedida nesta tarefa? O que precisarei? Aulas de canto? Durante quanto tempo? E por aí vai.
Na Prova de Física, Matemática, Língua Portuguesa, ou outra disciplina, segue o mesmo princípio, durante certo período de tempo o aluno estará em contato com novos aprendizados, situações problema, estudos de caso e então no momento da prova deverá demonstrar até onde compreendeu esses novos conceitos e como interage com eles em novas situações. O Professor quer saber qual é o grau e profundidade de competência  que o aluno adquiriu naquele novo aprendizado e qual a sua performance.
Assim, se eventualmente ocorrer a nota vermelha, esta não está medindo quem elaborou a prova, também não está medindo a prova em si, não mede a escola, e não mede o livro didático. A prova tenta medir unicamente o quanto o Aluno aprendeu e como ele performa em uma dada situação.
O que a Indisciplina tem a ver com isso?
Quando ministramos uma aula nosso objetivo é que os alunos fiquem focados na tarefa, porém o que ocorre  é que eles estão focado em outras coisas, outras “ tarefas”.
Você tem de admitir: conversar é uma tarefa, provocar o colega também é uma “ tarefa” o qual muitos alunos se aplicam em desempenhar.  Essas tarefas porém contribuem para o aparecimento da indisciplina na sala de aula e desestabilizam o ambiente. O aluno que ocupa-se com este tipo de “ tarefa” desperdiça o tempo e sem se dar conta, subtrai de si mesmo o aprendizado que poderia ter e consequentemente a própria nota.
Então chega o dia de informar as notas, e muitos alunos e pais não se conformam com os resultados. Querem explicações do Professor. Exigem reunião de última hora, apontam o dedo na cara, ameaçam , vociferam, querem justificativas, querem que a nota seja alterada.
Pois bem, está na hora de inverter esta situação ! De hoje em diante quando Pais ou Alunos chegarem até você exigindo explicações de notas vermelhas faça as seguintes perguntas para eles:
  • - O que faz um aluno tirar 10 ?

  • - Então seria verdadeiro afirmar que fazer o oposto disso faria o aluno   tirar nota vermelha ?

  • - Enumere para a mãe  um conjunto de situações negativas, selecione aquelas em que o filho dela se enquadra, por exemplo: conversar demais, não trazer lições, não trazer os materiais para as aulas, desrespeitar Professor e colegas, etc, etc, e peça para ela dizer se cada uma daquelas situações ajudam o aluno a alcançar nota azul ou nota vermelha ?

  • - Faça  o aluno previamente preencher esses mesmos itens em formato de auto avaliação e entregue para a mãe quando a mesma vier pedir explicações

  • - Entregue a Ficha de Auto Avaliação do Aluno e diga: Pedi as mesmas explicações para seu filho, espero que ele lhe responda porque tratou com tanto descaso o meu trabalho, fez tão pouco por si mesmo, e ainda submeteu a senhora a esta situação.
 fonte: SOS professor

9 comentários:

Eliza Arte em Crochê e Macramê disse...

Ola amiga, também sou blogueira unida estou passando para uma visitinha em seu espaço e aproveito para te convidar para participar de uma brincadeira premiada em parceria com a coats.
Participe neste link-http://elizamacramemg.blogspot.com.br/2012/08/concurso-cultural-da-coats.html#comment-form

Profª Lourdes disse...

Olá Maria Regina! ganhei um selinho lindo , tem regrinhas mas gostei muito. Deixei um pra você, espro que goste. Passa lá e veja se gosta. Bjuss

Receitas da Vivizoca disse...

Rê minha flor,to amando suas postagens...Desculpe não estar tão presente, até meus blogs estão meio abandonados. Nunca me esqueço de ti, não pense que te abandonei ok amiga? Beijos adoro demais vc! Vivi

Profª Lourdes disse...

Bom dia!!
Hoje, um domingo maravilhoso estou fazendo uma visitinha,para te desejar muita paz e muita luz Divina no teu caminho, na tua vida e de seus familiares e amigos.Como reflexão deixo esse pensamento ( Mensagem Angels) ,para que possamos refletir e tomarmos como lição de vida. Abraços fica na paz e no amor de Jesus.
Andar com Fé
Andar com fé é saber que cada dia é um recomeço. É saber que temos asas invisíveis e fazer pedido para as estrelas, voltando os olhos para o céu.
Andar com fé é olhar sem termos as portas desconhecidas com a mão estendida para dar e receber.
Andar com fé é usar a força e a coragem que habitam dentro de nós, quando tudo parece acabado.
“Ainda que eu falasse a língua dos homens e falasse a língua dos anjos, sem amor eu nada seria.”
Tudo, menos o amor, pois este sempre viverá.
Amiga! Tenho selinho de presente pra você, passe lá no blog, se gostar pode trazer para o seu. Bjuss

Profª Lourdes disse...

Olá Maria Regina, obrigada pela visita, os selinhos estão na página selinhos de presente. Veja marcadores , tem selinhos quando o blog atingiu 1.577 comentários reflexivos e tem selinhos quando o blog completou 300 seguidores. Escolha o seu. Bjuss volte sempre. HA!, não tem regrinhas é so escolher.

Pedagogia Hospitalar disse...

A esperança é arma que nos move para continuarmos lutando. Anisia Nascimento
http://youtu.be/RNmMOR79lEQ
Inscrevam-se nos meus canais no youtube
http://www.youtube.com/user/Anisiasn/feed
http://www.youtube.com/user/Belissima2011belle?feature=mhee

Siga o blog
http://anisia-nascimento.blogspot.com/

Siga-me no twitter:
https://twitter.com/#!/anisiasn

Alguns vídeos do canal Anisiasn
http://youtu.be/pUCKQok4ni8
http://youtu.be/sTCHsiPPngE
http://youtu.be/kniie7-HylU
http://youtu.be/b1XcaMqeZ-g
http://youtu.be/QhXsMHfrkNA
http://youtu.be/Xkn31sjh4To
http://youtu.be/RNmMOR79lEQ

Siga os blogs:
http://xadrezparatodosetodas.blogspot.com.br/
http://anisianascimento-libras.blogspot.com/
http://centropopdia.blogspot.com.br/
http://quantascoisas-anisianascimento.blogspot.com.br/
Siga os blogs:
http://nascimentosampaio.blogspot.com.br/
http://cienciasjuridicas-anisianascimento.blogspot.com.br/
http://nascimentoconcurso-publico.blogspot.com/
http://anisianascimento-gospel.blogspot.com/
Siga os blogs:
http://nascimento-educacao.blogspot.com/
http://anisia-nascimento.blogspot.com/
http://divulcacaoepublicacao.blogspot.com.br/
http://meioambiente-ecidadania.blogspot.com/
http://vote44002.blogspot.com.br/
Siga os blogs:
http://culturaeliteratura-anisianascimento.blogspot.com.br/
http://vidaesaude-nascimento.blogspot.com/
http://anisia-maravilhosanatureza.blogspot.com/
http://anisianascimento-libras.blogspot.com/
http://teoriadaliteratura-anisianascimento.blogspot.com.br/
Siga os blogs:
http://aahjlmpedagogia-hospitalar.blogspot.com.br/
http://concurso-senadofederal.blogspot.com/
http://mperj-2011.blogspot.com/
http://anisia-novo-degase.blogspot.com/
http://cienciasjuridicas-anisianascimento.blogspot.com.br/
Siga os blogs
http://douglaspedro.blogspot.com.br/
http://leandrops7.blogspot.com.br/
http://cienciasjuridicas-anisia-nascimento.blogspot.com.br/
http://linguaportuguesa-anisianascimento.blogspot.com.br/
Siga os blogs:
http://anisianascimento-gospel.blogspot.com/
http://leandrorj12.blogspot.com.br/
http://meusestudos-anisianascimento.blogspot.com.br/
http://aservicodoplaneta.blogspot.com.br/
http://silveiradivulgacaoepublicacao.blogspot.com
Siga os blogs:
http://mperj-2011.blogspot.com/
http://meneguel-compartilhando.blogspot.com.br/
http://leandrorj12.blogspot.com.br/2012/06/desenvolvimento-arte-finalizacao-de.html
http://meneguel-compartilhando.blogspot.com.br/search?updated-max=2012-06-17T06:56:00-07:00&max-results=7

Participe dos sites:
http://anisianascimento.tumblr.com/
http://xadrezparatodosetodas.tumblr.com/
http://www.tumblr.com/blog/anisianascimento
http://anisianascimento.tumblr.com/
http://www.tumblr.com/blog/anisianascimento
http://www.facebook.com/pages/O-Pr%C3%ADncipe-Maquiavel/123182611101188
http://www.tumblr.com/customize/xadrezparatodosetodas
http://www.facebook.com/pages/De-Quase-tudo-Um-Pouco/384966318238456
http://www.facebook.com/anisia.nascimento
https://twitter.com/anisiasn
http://anisia-nascimento.blogspot.com.br/2012/06/marinor-brito-psol-decretada-prisao.html?showComment=1340729200357#c1500412746846001735
http://anisia-nascimento.blogspot.com.br/2012/06/belo-monte-anuncio-de-uma-guerra-filme.html?showComment=1340730993762#c2292370155519163149
http://www.reddit.com/r/movies/related/xgsc9/tsotsi_infanciaroubada/
http://www.delicious.com/anisianascimento
http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=9886128103516001756

http://www.stumbleupon.com/stumbler/Anisiasn
http://www.facebook.com/media/set/?set=a.359073430840004.83412.100002120502752&type=1&l=7f0419187a

Obrigada,
Anisia Nascimento

Roseli disse...

Bom dia querida, estou encantada com seu blog, que riqueza, olha este seu texto veio bem a calhar para o que meu filho está vivendo com meu neto de 11 anos não sabemos mais o que fazer. Média 2 de matemática e português, o menino está totalmente desinteressado de tudo, não presta atenção em nada, meu filho já cortou tudo tirou TV do quarto, computador, dormir na casa dos avós, roupas de marca tirou tudo, mas o menino continua não dando resultado está uma situação enervante. É triste, nos sentimos tristes, não vemos solução porque a solução tem que partir dele e ele parece assim zem, se é que é a palavra certa. Pedi ao meu filho para trocá-lo de sala, ou até mesmo de escola. Não sabemos como reagir.
Bom voltando ao que me trouxe aqui, tem selinho para ti lá no meu blog, sou BU vim através do mosaico. Faça uma visitinha. Desculpe o desabafo. Tenha um lindo dia e beijinhos carinhosos para ti.
http://roseli-roseglorinhablogspotcom.blogspot.com.br/

Divulgação Juruá Editora disse...

Bom Dia,

Gostaríamos de lhe fazer uma proposta de parceria, caso tenha interesse em conhecê-la pedimos a gentileza de que entre em contato conosco pelo e-mail divulgacao@jurua.com.br e informe o endereço de seu blog/site para lhe encaminharmos a proposta correta.

Muito obrigado!

Atenciosamente,
Alex Chagas
Juruá Editora

Maria Luisa Artesanatos disse...

Oi Regina! Vc é maluquinha em fazer dois blogs e ainda dar aulas, isso me lembrou a piadinha do maluco que encontra um professor e diz:
-Eu nasci assim (maluco)!
e o outro diz:
- Eu fiquei!!
Fui professora e fiquei maluca, larguei pra fazer artesanato!! rssss
Parabéns pela garra e sucesso!
Estou participando do sorteio no Contar e Encantar, tenho um amiguinho, meu vizinho, que ama ler e até já contaminou os pais. Se eu ganhar o brinde é dele!!
bj

Postar um comentário

Ficarei muito feliz com seu comentário!
A sua opinião é de grande importância para
o aperfeiçoamento deste cantinho.
Que Deus o(a) abençoe sempre!
Com carinho,
Professora Maria Regina
Ah! Irei fazer uma visita e responder os comentários em seus blogs!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...