Bem Vindos

Amigas encantadoras!

terça-feira, fevereiro 07, 2012


Oiii meninas trabalhando á todo vapor rsrs saudades de vocês!!!! Achei esse projeto de carnaval os créditos estão ao final se gostarem fiquem á vontade.Beijinhos fofos!!

10
A Alegria do Carnaval

Publico Alvo: Educação Infantil

Objetivos:
>Propiciar a criança da educação infantil um trabalho sobre o carnaval embasados nos eixos norteadores de trabalho;
>Conhecer o que cada aluno sabe sobre o carnaval , sendo o professor mediador de todo o processo de desenvolvimento

Identidade e Autonomia
>Que tipos de fantasias as crianças mais gostam? E porque?;
>A importância de respeitar as opiniões das outras pessoas ;
>Como ajudar meu amigo a construir sua fantasia ou atividade (cooperação);
>Trabalho em roda da conversa e atividades que necessitem do trabalho do outro.;

Movimento
>Realizar um baile de carnaval, com fantasias, mascaras, trabalhar as marchinhas e a expressão corporal ;

Música
>Trazer clássicos do carnaval e atualidades, ampliando a cultura dos alunos;(além dos classicos uma sugestão é o cd de carnaval palavra cantada

Artes Visuais
Construir o cenário para o baile de carnaval com enfeites, mascaras;
Construir em 3 D a música escolhida pelo professor a ser trabalhado;
Fazer mascaras usando Papietagem

Papietagem:
Como fazer?Usam-se diversas camadas sobrepostas de jornal (ou folhas de revista) e cola caseira (grude) que são coladas sobre uma base qualquer produzindo uma estrutura firme depois de seca.O jornal deve ser rasgado em pequenos pedaços sem o uso da tesoura para a melhor junção das fibras.Qualquer objeto pode ser usado como forma, depois subtraído da máscara. Mas podemos usar também uma estrutura permanente feita de papelão, plástico, madeira, etc.
Receita da cola caseira (ou grude):
Para cada 1 colher (de sopa) de farinha de trigo, usa-se 1 xícara de água.Dissolver a farinha de trigo na água e levar ao fogo mexendo para não embolar.Para que o grude tenha maior durabilidade recomenda-se o uso de algumas gotas de desinfetante (Pinho Sol) ou formol.

Linguagem Oral e Escrita
Trabalho com os nomes das crianças (adaptando a música mamãe eu quero)
MAMÃE EU QUERO
MAMÃE EU QUERO
MAMÃE EU QUERO MAMAR
DÁ CHUPETA
DÁ CHUPETA
DÁ CHUPETA PARA O (A)_______________ NÃO CHORAR.
>Trabalho com palavras chave da música escolhida pelo professor;
>Alfabeto Móvel das palavras
>Brincadeira da mala: objetos do carnaval com fichas dos respectivos nomes

Natureza e Sociedade
>Medos? Que tipo de personagens temos medo e o que pode ser trabalhado?
>Como fazer tinta caseira para a pintura das máscaras? (experimentações)
>Massa de modelar para enfeites e adereços (experimentações)

Pintura a DedoMaterial: • 1 litro de água; • 1 xícara de chá de farinha ou maizena;• 3 colheres de sopa de vinagre; anilina ou guache (diversas cores)
Como fazer:
Misture bem a farinha e a água e leve ao fogo baixo, mexendo sempre, até conseguir um mingau uniforme, não muito grosso. Deixe esfriar e junte o vinagre. Divida a massa em vidros, tipo de maionese, e acrescente a anilina ou o guache (uma cor em cada vidro).Conserva-se bem por aproximadamente 1 mês se mantido bem fechado. Para usar, distribua para a criança pedaços de cartolina. Retire a tinta do pote com uma colher, coloque em qualquer tampa plástica e deixe a criança desenhar com as mãos e dedos a vontade.Coloque os trabalhos na sombra para secar.

Tinta caseira
Material: 1 litro de água; 1 xícara de chá de farinha ou amido de milho; 3 colheres de sopa de vinagre; anilina ou guache (diversas cores).
Preparo:
Misture bem a farinha e a água e leve ao fogo baixo, mexendo sempre, até conseguir um mingau uniforme, não muito grosso.
Deixe esfriar e junte o vinagre.
Divida a massa em vidros, tipo de maionese, e acrescente a anilina ou o guache (uma cor em cada vidro).
Conserva-se bem por aproximadamente 1 mês se mantido bem fechado.
Para usar, distribua entre as crianças pedaços de cartolina.
Retire a tinta do pote com uma colher e deixe-as desenhar com as mãos.
Coloque os trabalhos para secar à sombra.

Massa de modelar caseira:
Material:
4 xícaras de farinha de trigo,
1 xícara de sal,
1 e meia xícara de água,
1 colher de (chá) de óleo
Confecção:
Numa tigela, misturar todos os ingredientes, amassar bem até ficar boa para modelar.
Guardar em saco plástico ou vidro bem tampado.
Atenção: Esta receita não precisa ir ao fogo. Não seca ao sol, mas você pode colocar as
peças modeladas numa forma e pedir para um adulto colocar em forno brando para
assar.
Depois de assadas, é só pintar com tinta para artesanato ou tinta preparada por você
através de nossas receitas.

Matemática:
>Gráficos dos personagens preferidos, quantidade de máscaras, objetos 3D
>Situações problema
>Seqüência de cores e formatos para colares

Observação:
>A importância do registro das atividades;
>Qual a realidade observada pelo professor e o que pode ser modificado

Algumas sugestões:
>Refletir com os alunos sobre o percurso das atividades ( o que já sabia, o que quero aprender e o que aprendi)
>Confecção de um livro com recortes, colagens,fotos e desenhos das etapas trabalhadas


10 comentários:

Lauisa Sousa disse...

oi Rê saudades viu flor..adorei o projeto..tudo explicadinho..amiga estou aqui tentando ficar bem..tem sorteio no meu blog aparce lá tá..beijos

Larissa Erika disse...

Flor linda do meu imenso Jardim. Que legal seu post, continue sempre assim você arrasa em todos os posts. Olha lá o que eu tenho pra te mostrar um monte de coisinhas legais!
Umas flores estão participando do meu tutorial Hora do Blush sabe como é? Da só um espiadinha se quiser comentar, pode também nesse link você me conhece melhor e também fica sabendo do meu tutorial sobre beleza feminina e tudo que convém a nós mulheres:
- http://flashesd.blogspot.com/2012/02/apresentacao-oficial.html
Esses são os dois post de hoje! Muito legais de duas florzinhas lindas:

- http://flashesd.blogspot.com/2012/02/adesivo-artesanal.html#comment-form
- http://flashesd.blogspot.com/2012/02/como-na-terca-feira-passada-hoje-o-hora.html
Se você for militante da beleza feminina curta minha fã página no Facebook:
- http://www.facebook.com/pages/Hora-do-Blush/168051379962843

Gostaria de uma visitinha sua. E parabéns pelo o blog viu? É muito bom a gente escrever o que gosta! Beijos, da Lari. ♥

ELAINE disse...

Ôi! Passando pra convidar! Tem post novo e presente muito especial! Vem! Cada coração amigo conquistado, é mais uma luzinha a iluminar a nossa estrada! Uma 6ªF radiante e abençoada! Abraço fraterno e afetuoso! Elaine Averbuch Neves
http://elaine-dedentroprafora.blogspot.com/

ELAINE disse...

Passando pra desejar um sábado iluminado e repleto de bênçãos! Tem selo e brincadeira esperando por você! Vem! Tô te esperando!Abraço fraterno e carinhoso!
Elaine Averbuch Neves
http://elaine-dedentroprafora.blogspot.com/

Anônimo disse...

Adorei sua sugestão!! Muito Obrigada por compartilhar!!Parabéns!!

celiaarte disse...

sou do blogueiras unidas e hoje venho te visita amei o seu cantinho ja estou te seguindo venha me conhecer e me segui tb bjs
http://www.atelieceliaarte.blogspot.com/

Lu Pinheiro disse...

sauuuuuuuuuuuuudadesssssssssssss desse cantinho. Vc ja conhece o blog da daluzinha uma contadora de historia linda que ama o que faz, e cnhecer novos amigos e tudo de bom pra ela. Ela esta agora com uma maratona de contaçao de historia e conhecer vc vai ser um show. bjuss minha querida.

Natalli Araújo disse...

Olá, vim aqui te convidar para fazer uma boa ação. vc conhece a blogagem coletiva? funciona +/- da mesma maneira. Vamos lá ajudar a quem precisa, pois cada um pode fazer muito mais.

veja as regras para participar

http://ligadeamor.blogspot.com/2012/02/boa-acao-coletiva-rifa-da-solidariedade.html#comment-form

veja como fazer o poste

http://educandoocoracao.blogspot.com/2012/02/vim-convidar-as-blogueiras-e-leitoras.html#comment-form

Graça Nunes disse...

A PARCERIA BLOGUEIRAS UNIDAS ESTÁ FAZENDO UM RECADASTRAMENTO.
AGUARDAMOS SUA VISITA AO BLOG DA LISTA DE DIVULGAÇÃO PARA
CONFIRMAR SEU LINK E REFAZER SUA INSCRIÇÃO PARA 2012.
http://listadedivulgacaoblogueirasunidas.blogspot.com/
O PRAZO É ATÉ O FINAL DE MARÇO.
OBRIGADA !
EQUIPE BLOGUEIRAS UNIDAS.
BU - 08

Rérida Maria disse...

Oi! Obrigada pelo retorno! Estou seguindo o blog, mas a minha foto não aparece, não sei porque!
Bjs...

Postar um comentário

Ficarei muito feliz com seu comentário!
A sua opinião é de grande importância para
o aperfeiçoamento deste cantinho.
Que Deus o(a) abençoe sempre!
Com carinho,
Professora Maria Regina
Ah! Irei fazer uma visita e responder os comentários em seus blogs!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...