Bem Vindos

Amigas encantadoras!

quinta-feira, novembro 24, 2011


Curiosidades em: anota aí !

2
Saudades do meu cantinho e das amigas queridas que sempre deixam recadinhos incríveis... amigasss estou voltando aos pouquinhos e com a mesma  alegria que sempre tive...mas final de ano ufa que correria...Meninas amei as curiosidades...e quem tiver curiosidade é só dar uma olhadinha rsrs!!
Fiquem na paz e beijiiiiinhos para todas cheiiiiinhos de contos e encantos!




Pergunta Curiosa

Quanto tempo uma pessoa consegue ficar em greve de fome?
O tempo médio em que é possível ficar em jejum é de 60 dias. No entanto, os resultados podem variar de acordo com o metabolismo do indivíduo, bem como de acordo com a estratégia utilizada durante a greve. A partir do terceiro ou quinto dia de greve, o organismo começa a consumir a gordura corporal para produzir energia. Quando o indivíduo perde cerca de 18% de seu peso inicial (geralmente a partir da terceira semana), o corpo reduz drasticamente o metabolismo. Caso a greve de fome continue, o corpo começa, literalmente,  a se consumir - músculos, órgãos - afim de adquirir a energia necessária para continuar vivo.

 Qual a origem da expressão "tosse de cachorro"?
A tosse insistente e seca, típica de pessoas com coqueluche, é bastante parecida com a tosse que acomete cachorros vítimas de um determinado tipo de virose. O som estridente e o tempo de cura das duas doenças são bastante próximos, mas a tosse canina não é transmissível ao homem. 

É verdade que no Hemisfério Sul a água desce pelo ralo sempre no sentido anti-horário e no hemisfério norte acontece o inverso?
Sim e não. A explicação para este fenômeno foi dada pelo matemático francês Gaspard Gustave de Coriolis (1792-1843). Ele observou que o percurso dos objetos sofre um leve desvio em sistemas de rotação uniforme, como a Terra. Nosso planeta gira do oeste para o leste, mas sua velocidade rotacional é muito mais lenta nas extremidades. Por causa disso, um objeto que se desloca dos pólos para o Equador tenderá a mudar sua trajetória um pouco para oeste. No norte, isto significa virar à direita e no sul, à esquerda. 

Por isso, no Hemisfério Sul, a água desceria pelo ralo sempre no sentido anti-horário. Se estivéssemos no hemisfério norte, o turbilhão viraria para o lado oposto. Só que a influência do fenômeno é tão pequena que é muito difícil comprová-la em pias ou ralos.

Por que, nas propagandas, os relógios sempre marcam a hora 10h10?
O costume foi adotado por causa da agradável simetria gerada pelos ponteiros. Além disso, surgiu em sua discussão o fato de os ponteiros em 10h10 formarem um sorriso no relógio, enquanto a marcação também simétrica de 8h20 mostraria uma boca triste. Finalmente, são muitas as marcas que trazem o logotipo logo acima do ponto central do relógio ? neste caso, os ponteiros em 10h10 emolduram a marca, gerando um movimento natural dos olhos das pessoas para ela.
Se o coelho não bota ovos, por que ele é o símbolo da Páscoa?
Segundo a lenda, uma mulher teria pintado e escondido alguns ovos para que os filhos procurassem num domingo de Páscoa. Quando as crianças descobriram o ninho, um coelho passou correndo por elas. Os meninos imaginaram que o animal trouxera o presente. No antigo Egito, o coelho era o símbolo da fertilidade. Mas por que presentear com ovos? O ovo significa renascimento e ressurreição. Simão, o cireneu que ajudou Cristo a carregar a cruz até o Calvário, era vendedor de ovos. Depois da crucificação os ovos teriam ficado coloridos.
Se o homem evoluiu dos macacos, por que ainda existem macacos?
Hussam Zaher, professor de Zoologia do Instituto de Biociências da USP, diz que na verdade o homem não evoluiu dos macacos atuais: "viemos de um grupo mais antigo, que hoje está de fato extinto". Segundo ele, o homem, o gorila, o chimpanzé e o orangotango derivam do mesmo ancestral primata.

 Qual a cidade mais antiga do mundo que ainda existe?
 Ninguém sabe com certeza, mas arqueólogos consideram que Jericó, Jerusalém e Tel Aviv estejam entre as mais antigas - as cidades israelenses existem há pelo menos 6 mil anos. A cidade de Catal Huyuk, na Turquia, também está entre as mais velhas. 

Como são batizados os furacões? 
Atualmente, a escolha do nome é feita pela Organização Meteorológica Mundial, com sede em Genebra. Os furacões formados no Oceano Atlântico podem receber 21 nomes diferentes, de A a W, organizados em 6 listas - uma para cada ano. Caso a quantidade de furacões em um ano passe de 21, a identificação passa a ser feita com letras do alfabeto grego. No Pacífico, as 6 listas contém 23 nomes, de A a Z. Em ambos os casos, os nomes são reutilizados, obedecendo um sistema de rodízio. No entanto, caso o fenômeno meteorológico seja particularmente marcante, o nome é retirado da lista por respeito às vítimas e para facilitar seu uso em referências históricas. Nem sempre a escolha dos nomes obedeceu a critérios tão científicos. No início do século XIX, eram comum a utilização do nome do "Santo do Dia" e, na Austrália, o meteorologista Clement Wragge batizava furacões com nomes de políticos que ele detestava. 

Por que as eleições dos EUA acontecem sempre na terça-feira?
 A primeira terça-feira de novembro foi definida como dia de votação em 1845. O mês de novembro era tradicionalmente o fim do período da colheita, antes da chegada do inverno.  Já a terça-feira foi escolhida porque a segunda-feira serviria para a viagem dos eleitores - muitos americanos viviam em áreas rurais e, como o domingo era o dia de ir à missa, sobrava a segunda. Atualmente, especialistas defendem que a tradição não faz mais sentido e que mudar a eleição para um fim de semana aumentaria as taxas de comparecimento.  

 Quem teve a idéia da "contagem regressiva"?
O "inventor" da contagem regressiva foi o cineasta alemão Fritz Lang. Em 1930, durante as filmagens de "A Mulher na Lua", Lang se deparou com um problema: o roteiro descrevia uma contagem de 1 a 10 antes do disparo de um foguete. O problema é que o diretor ficou com medo da cena não funcionar, já que a platéia não saberia exatamente quando seria o fim da contagem. A solução? Contar ao contrário, de 10 até zero. A idéia se popularizou e até hoje a contagem regressiva é utilizada (e não só em lançamentos de foguetes!). 


Por que quando escutamos nossa voz gravada ela parece diferente?
A sensação de estranheza acontece porque nosso corpo capta sons de duas maneiras diferentes: quando falamos, nossa voz é captada principalmente pela vibração que o som provoca em nossos ossos. Já quando escutamos a voz dos outros (ou nossa própria voz gravada), o som é captado predominantemente pelas vias aéreas, ou seja, o som "entra" pelas orelhas.  

2 comentários:

familiacomarte disse...

Oi Rê que bom que estás voltando..espero que esteja tudo bem por ai..adorei as curiosidades..filhote mais velho já tomou nota kkk Beijoss

"Lembrancinhas para Festas" disse...

Rssssssssss, agora fico olhando as propagandas esperando aparecer um relógio...hehehehe

Postar um comentário

Ficarei muito feliz com seu comentário!
A sua opinião é de grande importância para
o aperfeiçoamento deste cantinho.
Que Deus o(a) abençoe sempre!
Com carinho,
Professora Maria Regina
Ah! Irei fazer uma visita e responder os comentários em seus blogs!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...