Bem Vindos

Amigas encantadoras!

segunda-feira, setembro 05, 2011


Como Fazer Televisão de Qualidade para Crianças

1
Televisão de qualidade...uma das coisas que me preocupava muito quando meus filhos eram pequenos...sempre estava de olho no que era melhor para eles, e hoje sempre procuro ajudar de alguma  forma as mães das crianças, então tendo que fazer essa resenha pensei em postar e ajudar educadoras, mães e pessoas interessadas no assunto "educação". A resenha não esta na integra mas se alguém quiser saber sobre a conferência eh soh falar. Tentei colocar o vídeo mas não consegui. Espero contribuir de algum modo com o mundo em que vivo doando o melhor de mim e eu faço como o beija-flor eu faço a minha parte...faça a sua também. Beijinhos minhas flores, se cuidem e uma semana na paz!



Atuação:Televisão

Fonte indicadora: João Gabriel de Lima, editor da Revista Veja

Projeto que desenvolve
Beatriz Rosenberg, diretora de núcleo da programação infantil da Rede Cultura, é responsável por todas as fases dos programas, da criação até a implantação. Ela determina a escolha da equipe e do diretor, o conteúdo pedagógico e o design dos cenários. São de Beatriz os programas X-Tudo, no ar desde 1992, que, no formato de revista de variedades, diverte meninos e meninas de 7 a 12 anos; o Castelo Rá-Tim-Bum, de 1994, que conta histórias para um público amplo, com idades que vão de 4 a 10 anos; o Cocoricó, de 1996, apresentado por bonecos que abordam o universo rural para crianças de 4 a 8 anos; e o Turma da Cultura, um programa interativo para adolescentes que começou em 1997.

Perfil
Filha de um industrial e de uma psicóloga, Beatriz herdou da mãe, refugiada de guerra, a paixão pelos livros, e desde cedo passava horas imersa em histórias encantadas que iriam aparecer mais tarde em seus trabalhos. Os estudos na primeira escola experimental do país também serviram como base para os programas. "A busca da informação e o desenvolvimento do raciocínio eram mais importantes do que as provas", lembra Beatriz. Formada em 1977 em Rádio e Televisão pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo, aproveitou o curso para consolidar seus conhecimentos em cinema, fotografia e direção teatral sempre focando seus interesses em televisão educativa. No mesmo ano, começou a trabalhar como assistente de produção de documentários na TV Cultura. Três anos depois, fez pós-graduação em telecomunicações, com ênfase em roteiros e documentários para crianças, na San Diego State University, nos Estados Unidos. Quando voltou à Cultura em 1984, encontrou uma situação bastante favorável para o desenvolvimento de trabalhos educativos. Em 1989, foi ao ar o primeiro programa infantil de uma série criada, produzida e dirigida por ela, o especial de Natal Banho de Aventura, que originou A Turma do Cocoricó. Em 1991, Beatriz, que tem uma filha, assumiu o núcleo de infantis da emissora.


Um pequeno resumo do video onde Beatriz fala em como fazer uma televisão de qualidade!

             Beatriz Rosenberg, atua na TV Cultura desde que era estagiária e ali foi ficando, ficando cada vez mais especializada nessa área de crianças, diretora de núcleo da programação infantil da Rede Cultura, é responsável por todas as fases dos programas, da criação até a implantação. Ela determina a escolha da equipe e do diretor, o conteúdo pedagógico e o design dos cenários. São de Beatriz os programas X-Tudo,  que, no formato de revista de variedades, diverte meninos e meninas de 7 a 12 anos; o Castelo Rá-Tim-Bum, que conta histórias para um público amplo, com idades que vão de 4 a 10 anos; o Cocoricó, apresentado por bonecos que abordam o universo rural para crianças de 4 a 8 anos; e o Turma da Cultura, um programa interativo para adolescentes que começou em 1997. Faz parte do Júri Coca-Cola e Vencedora de vários Prêmios de Programação Infantil. E em breve ira lançar o livro Dieta de televisão.
         No auditório interativo online estão reunidos pedagogos, jornalistas, psicólogos e professores onde irão participar com perguntas.
            Hoje ela  é responsável em olhar para um conjunto do programa visando fazer  um trabalho de qualidade nos programas de TV para crianças. Então é preciso avaliar o programa como um todo, desde sua concepção, organização, criação, roteiro, história, confecção, e muito mais, acompanhando todas as etapas para que sejam bem executadas. Para que isto ocorra é necessário que haja uma equipe enorme de gente composta por profissionais de diversas áreas como, por exemplo: pedagogos, roteiristas, atores, professores de diversas áreas, jornalistas, manipuladores de bonecos, figurinistas, e o que mais for preciso. E ela acompanha todas as etapas e ate mesmo quando o programa esta no ar.
            Deve-se também pensar nas necessidades de cada faixa etária e inserir elementos atrativos e de seu interesse, despertar a curiosidade e sua criatividade, despertar o olhar do “A televisão, antes de tudo, é também um entretenimento”. Com esta frase, Beatriz Rosemberg quis mostrar que a televisão é uma forma de entretenimento e diversão e não pode se esquecer do fator passatempo e diversão na hora de criar um programa televisivo de qualidade.
Beatriz Rosemberg dá o exemplo de formatações e conteúdos para cada faixa.
Bebês – de 0 a 3 anos Deve-se trabalhar o ritmo, a cor (alegre), o som (música) e a forma; Estrutura mais simples, evitar a poluição visual; Não se trabalha muito com conceitos, mas já inclui informações de forma simples e Introduz novas palavras ao vocabulário. Sempre os programas são com cores suaves e com muita musica.
Ex: O personagem Astolfo no programa Cocoricó representa os bebês e seus textos atraem este público infantil.

Para crianças de 3 a 6 anos
Deve-se apresentar um conteúdo mais amplo com a utilização de diversos elementos como a brincadeira, cor, canção, ritmo, letras rimadas com o intuito de levar um conteúdo científico.
A linguagem deve ser simples, mas feita com cuidado desde o 1º momento. De uma maneira lúdica ela apresenta por Ex: História do Cocô no programa Cocoricó na qual ensina noções básicas  do aparelho digestivo onde há sempre problemas para inserir no dia a dia das crianças e ate mesmo explicar isso para elas. Com isso trazendo um resultado positivo onde as crianças aprendem se divertem e brincam...............


1 comentários:

AFASIA disse...

Olá! Muito interessante o seu post. Poderia passar o link do vídeo?

Obrigado.

Postar um comentário

Ficarei muito feliz com seu comentário!
A sua opinião é de grande importância para
o aperfeiçoamento deste cantinho.
Que Deus o(a) abençoe sempre!
Com carinho,
Professora Maria Regina
Ah! Irei fazer uma visita e responder os comentários em seus blogs!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...