Bem Vindos

Amigas encantadoras!

sábado, fevereiro 26, 2011


Contar histórias e dobrar papel da amiga Vivi

8

Esse post trouxe do blog da minha amiga Vivi uma miguxa do coração, ela foi a minha primeira amiga que tive aqui e tenho o maior carinho por ela, e esse post foi para mim e eu fiquei toda cheiiiinha!!!! Obrigada Vi!!!

Meninas entrem nos blogs dela e confiram o seu trabalho que é mto fofo e feito com muito carinho! 
http://pedagogiadaeducacaobasica.blogspot.com/2011/02/contacao-de-historias.html
http://evaartesanal.blogspot.com/
http://receitasdavivizoca.blogspot.com/
Está é a matéria vejam!


Contar histórias e dobrar papel

Leve a técnica do origami para sua narrativa usando o lúdico enredo dos três porquinho.
Objetivos:


★ Enriquecer histórias com o uso de origamis


★ Apresentar aos alunos uma nova versão do clássico Os Três Porquinhos
O origami, arte oriental de dobrar papel, pode e deve ser utilizado para enfeitar as histórias, dando vida a personagens, cenários e outros recursos que achar interessante. Para a história dos três porquinhos, velha conhecida de todos (apresentada aqui numa versão um pouquinho diferente), utilizaremos dedoches feitos de origami. Você ainda pode incrementar fazendo um cenário com caixa de sapatos ou papelão sem o fundo e decorando-o como quiser.

Siga os passos 1 a 4 para chegar à forma básica do decoche. Com os passos 5 a 7 você faz o porquinho e do 8 ao 10, o lobo.
"Era uma vez três porquinhos muito fofinhos que resolveram mudar da cidade onde moravam, pois não aguentavam mais a poluição e a sujeira que todos jogavam nas ruas. Eles eram porquinhos bem limpos!

Andaram bastante até que chegaram a uma floresta verdinha e bonita. Ali resolveram construir suas casas. O primeiro porquinho, com pressa para dormir, fez sua casa de palha. O segundo, também com pressa para dormir, mas nem tanto assim, fez sua casa de madeira. O terceiro porquinho, que era muito caprichoso, fez sua casa de tijolos. Tudo ia muito bem até que a Dona Gralha, a fofoqueira da floresta, contou para todo mundo que três porquinhos estavam morando ali. Rapidinho isso chegou às orelhas grandonas do lobo, que adorava costeletas de porco assadinhas. Rapidinho ele pensou em um plano para pegar os porquinhos e saciar sua vontade de comer costeletas. Pegou uma xícara e foi até às casas dos porquinhos fingindo precisar de açúcar. Chegou em frente à construção de palha e disse

: _ Porquinho, porquinho, empreste uma xícara de açúcar para eu fazer meu docinho.

O porquinho desconfiou e disse que não ia falar com lobo nenhum e que não tinha açúcar para ninguém.

_ Mas que porquinho malcriado! Escute aqui, não é assim que se recebe um vizinho. Vou te ensinar uma lição.

E quando disse isso deu um assoprão tão forte que fez a casa ir pelos ares. O porquinho, que não era bobo, correu para a casa de madeira do vizinho e ali ficou, tremendo de medo. O lobo correu atrás dele e parou na porta do segundo porquinho. Bateu na porta e disse:

_ Porquinho, porquinho, empreste uma xícara de açúcarpara eu fazer meu docinho.

O segundo porquinho respondeu ao lobo.

_ Você derrubou a casa de meu amigo e tem a cara de pau de vir aqui pedir açúcar? Não tenho nada par você seu lobo bobo.

_ O que? Me chamou de bobo? Pois vou te ensinar uma lição. E deu um assoprão maior ainda que conseguiu derrubar a casa de madeira. Os dois porquinhos correram e conseguiram entrar na casa de tijolos do vizinho. O lobo foi atrás e bateu na porta, calmo, como se nada tivesse acontecido.

_ Porquinho, porquinho, empreste uma xícara de açúcar para eu fazer meu docinho.

O porquinho, dono da casa de tijolo, respondeu:

_ Saia daqui lobo. Sabemos que você quer é comer a gente. Não tem açúcar e nem sal para você.

_ Mas que desaforo! - disse o lobo - Vou ensinar uma lição. E começou a soprar mais forte ainda. Soprou até ficar roxo e perder o ar, mas a casa de tijolos nem se mexeu. De repente ele olhou para cima e viu que a casa tinha uma chaminé. "É por ali que vou entrar", pensou o lobo e começou a subir no telhado. Quando os porquinhos ouviram o barulho no telhado, logo desconfiaram. No fogo estava um panelão com água para fazer a sopa da noite. O porquinho tirou a tampa e esperou. Quando o lobo desceu pela chaminé caiu direto na água fervendo e da mesma forma que desceu, subiu como um foguete, caindo do outro lado da floresta, correndo e gritando de dor. Aliás, deve estar correndo por aí até hoje. E os porquinhos? Os três resolveram morar juntos, aumentaram a casinha de tijolos, dividiram as tarefas e até hoje estão felizes, defendendo a floresta para que ninguém jogue lixo por lá."

Fonte: Guia Prático de Educação Infantil

Obs: vc não precisa fazer somente com origami, pode ser feito os personagens em E.V.A, pode ser feito com feltro...vamos usar e abusar da nossa imaginação ok?





8 comentários:

Lu Pinheiro disse...

Seu blog é dez!!! Foi o melhor achado desta tarde que termina, recheada do encantamento das palavras do teu coração. Serei uma visitante assídua. Também sou professora e amo contar e encantar meus alunos, que mesmo sendo do Ensino Médio continuam carentes da leitura e do encantamento que ela proporciona.

Lu Pinheiro disse...

Amei seu blog. E vou está sempre por aqui.Seus posts encantou meu coração com a sua sensibilidade se esparramando em cada frase.

"Lembrancinhas para Festas" disse...

Essa Rê é uma fofa mesmo...rsss. Sabe Rê, eu sou uma pessoa muito desconfiada...rssss, e quando eu gosto, é porque gosto mesmo...hehehe, eu eu gosto muito de ti migona! Sou uma pessoa de poucos, mas verdadeiros amigos..dá pra contar nos dedos. TE ADORO MIGONA DO PEITO, BEIJOS E OBRIGADA POR ESTE POST TB VIU!

familiacomarte disse...

Oi minha amiga..estou aqui para agradecer de coração sua ligação...não imaginas o quão feliz fiquei...
meu filhote mais novo trouxe o livro da ciranda do livro "Quem tem medo do lobo mal" e já mostrei o post para ele ..vou tentar fazer os origamis..depois te conto...beijos minha amada..

Tac Tic Tum disse...

Amei a postagem sobre os dedoches de origami!
Que idéia fofa!!!
Bjs
Rosamon

A Arte de Contar e encantar na Educação Infantil disse...

Meninasss que fofo os comentários ameiiiii. Vivi amo vc viu miguxa e entendo qdo vc fala em confiança tbm sou assim mas como deixo nas mãos de Deus a minha vida então Ele me manda as pessoas de confiança Dele...mas qdo aparece alguém que não é boa pra gente miguxa, logo logo se vai embora eu acredito mto nisso!
Agradeço a Lu pelas palavras e a mais nova amiga do blog seja bem vinda viu e espero ajudar no que for preciso tá !!!
Lau uma fofa de amiga que até nos conhecemos pela voz rsrs! Sabe amiga faz sim e vcs vão amar!
Rosamon sinta-se a vontade este blog fiz como um diário pra mim...mas hoje tenho amizades como essas que vc vê aqui.
Beijinhos à todassss cheiiiiiinhos de contos e encantos!

"Lembrancinhas para Festas" disse...

Essa minha amiga vale ouro....DIAMANTE! Pessoas como vc ajudam o mundo a ficar melhor. Que querida que vc é..Vc melhorou da dor de cabeça?
Beijos com amor, Vivi

A Arte de Contar e encantar na Educação Infantil disse...

Oiii flor que linda é vc viu obrigada por sua amizade e sei que posso contar sempre com suas palavras e olha que me ajuda e mto. Ainda estou fazendo exames mas ela vai e volta mas uma hora ela se vai pra sempre rsrsrs.
Beijinhos amiga linda por dentro e por fora!

Postar um comentário

Ficarei muito feliz com seu comentário!
A sua opinião é de grande importância para
o aperfeiçoamento deste cantinho.
Que Deus o(a) abençoe sempre!
Com carinho,
Professora Maria Regina
Ah! Irei fazer uma visita e responder os comentários em seus blogs!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...