Bem Vindos

Amigas encantadoras!

segunda-feira, setembro 27, 2010


A contribuição da psicopedagogia na educação infantil

4


A contribuição da Psicopedagogia na Educação Infantil

A Psicopedagogia pode cooperar com o trabalho realizado na Educação Infantil, principalmente na prevenção de futuros problemas de aprendizagem, oferecendo meios para que seja melhor trabalhado o desenvolvimento infantil, podendo assim apontar direções para o planejamento de atividades a serem realizadas com as crianças, assim como sinalizar eventuais dificuldades que as crianças dessa faixa etária podem apresentar, e com isso estará contribuindo para a constituição do processo da organização psíquica.

É importante salientar que a brincadeira é a atividade privilegiada da infância. Ela contribuirá tanto na constituição psíquica como no seu processo de desenvolvimento, de aprendizagem e de socialização. Os educadores que se dedicam ao ensino infantil devem ter isso em mente e privilegiar também essa atividade na proposta de tarefas. O brincar é o primeiro experimentar do mundo que a criança tem, pois através do brincar desenvolvem-se capacidades importantes como a memória, a atenção, a imitação a imaginação, ou seja, o brincar não é uma perda de tempo, nem mesmo um desperdício, pois muito pelo contrário, o BRINCAR vai muito mais além, pois envolve um conjunto de fatores que ajudam no desenvolvimento da linguagem, moral, emocional, afetivo e físico. Ao brincar, a criança passa a ter condições de explorar e refletir sobre a realidade e a cultura na qual está inserida, podendo assim interiorizar, e assim começar a se questionar sobre as regras e papéis sociais.



O brincar proporciona o desenvolvimento, a criança aprende a conhecer, fazer, conviver, e sobretudo aprende a ser. No brincar com alguém, reforça-se laços afetivos.



O Psicopedagogo trabalha o resgate do desempenho escolar do aluno, quando houver comprometimento afetivo, intelectual ou social.



A Psicopedagogia vem abrindo e proporcionando novos espaços na Educação. Muitos educadores estão em busca de conhecimentos que possam lhe subsidiar em sua prática escolar, auxiliando-os nas formas diferenciadas de tratamento a serem dadas a cada caso, com vistas ao sucesso pedagógico.



O psicopedagogo na escola pode contribuir no que se refere a gestão pedagógica, a comunicação e o apoio individualizado.



Na gestão pedagógica, compreende em um trabalho em conjunto com o professor, de modo a oferecer e a orientar estratégias a esse profissional, com a finalidade de manter uma melhor qualidade pedagógica. E para manter a qualidade se faz necessário desenvolver juntamente com o professor instrumentos que possibilitem tanto uma adequada avaliação dos alunos, assim como instrumentos que permitam ao professor ter a resposta pedagogicamente mais adequada na sala de aulas.



É importante, na prática, desenvolver fichas de observação para o professor, para que o mesmo possa fazer seu registro sobre a evolução pedagógica de seus alunos, de modo que possa começar a perceber as necessidades de cada um, e a partir daí, discutir sobre as estratégias mais adequadas para responder a tais necessidades que o professor pode observar através das fichas.



Vale ressaltar aqui, que cada aluno tem a sua individualidade, dificuldade e relação ao aprendizado, e essas fichas serão de grande valia para que possa observar não somente os alunos em um grupo, mas também o que determinado aluno tem de dificuldades e o que o impossibilita para que consiga desenvolver-se dentro do esperado. E lembrando também, da importância do papel do professor em sala de aula, pois o mesmo não deverá estar lá para cobrar “ decorebas” , ou reprodução, mas sim para contribuir com o aluno de modo que o ajude a pensar, criar, aprender, refletir, e assim aos poucos, ir se percebendo enquanto um aluno (sujeito) capaz de ter sua própria autoria em suas idéias, caminhando assim e se transformando em um sujeito autor.



A comunicação é outro objetivo importante de trabalhar na Escola. É um complexo trabalho que deve ser focado em equipe, onde participam professores, alunos, encarregados de educação, os diversos gabinetes da instituição e os diversos técnicos. O trabalho só fará sentido se houver uma boa coordenação entre os membros e quando todos trabalham em conjunto para o mesmo objetivo. Quando a coordenação se faz presente para a Escola, passa-se a ter um papel cada vez mais edificado, torna-se importante quando existe um elemento que serve de ponte de comunicação entre todos os membros da equipe e colabore na coordenação desta.



O psicopedagogo, também se torna importante nessa área de trabalho da comunicação no contexto escolar.



O apoio psicopedagógico individualizado, voltado mais para um contexto clínico que se desenvolve com os alunos que apresentam tal necessidade. Deve-se praticar, desenvolver um trabalho que possibilite ao aluno desenvolver as funções cognitinas necessárias para que assim melhore em seu desempenho na escola.



O psicopedagogo tem um papel importante dentro da escola, não apenas ao que se refere ao acompanhamento de casos, mas também para apoio e orientação aos professores, podendo servir de “ponte” de comunicação entre os intervenientes do contexto escolar.

Por:
Alessandra Lucchetti: Professora, graduada em Psicologia e Psicopedagoga Clínica e Institucional









4 comentários:

Genis disse...

Eu amei seu blog, fofo como as crianças da Ed. Infantil.... Já estou por aqui. Bjs.


http://www.mamaegenis.blogspot.com/
http://www.blogdagenis.blogspot.com/
http://escolasesivr.blogspot.com/
http://recantodasmamaesblogueiras.blogspot.com
Twitter: @genislene

Era uma vez... disse...

rsrs obrigada Genis pelo carinho amo crianças... sempre fui professora de educação infantil...irei sim visitar seus blogs beijinhos!

Jessyca disse...

Adorei o Blog.. foi de grande ajuda para um trabalho que tive que apresentar ..
beijos

Era uma vez... disse...

Fique a vontade fico feliz em ter ajudado,aqui é um cantinho onde coloco tudo o que sei e acredito! Amo ser blogueira!
Abraços

Postar um comentário

Ficarei muito feliz com seu comentário!
A sua opinião é de grande importância para
o aperfeiçoamento deste cantinho.
Que Deus o(a) abençoe sempre!
Com carinho,
Professora Maria Regina
Ah! Irei fazer uma visita e responder os comentários em seus blogs!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...