Bem Vindos

Amigas encantadoras!

segunda-feira, junho 07, 2010


Quadrilha

0

A quadrilha, bailado de origem francesa, chegou à corte brasileira no início do século XIX. Quando da sua popularização, ganhou características regionais e aportuguesamento de vocabulário, o matutês, já que toda a coreografia era originalmente anunciada pelo marcador em fracês.



O enredo, sempre alegórico, da encenação é simples: a noiva quase sempre está grávida; os pais da noiva obrigam o noivo a casar; este se recusa; é necessária a intervenção da polícia; depois o casamento se realiza com o padre fazendo a parte religiosa e o juiz fazendo o casamento civil, sob as garantias do delegado e seus soldados. Finalmente, a quadrilha, o baile de comemoração do casamento, é sempre animado por um bom forró!


A seguir um pequeno vocabulário dos passos utilizados nas coreografias:



■ANAVANTUR (EN AVANT, TOUT) - Cavalheiros tomam as damas e andam de mãos dadas até o centro do salão, encontrando-se com a fila da frente.

■ANARRIÊ (EN ARRIÈRE) - Os pares, ainda de mãos dadas, voltam em marcha-ré até o ponto em que estavam e se separam, ficando cavalheiros em frente às damas.

■TRAVESSÊ DE CAVALHEIROS (TRAVESSER) - As damas ficam paradas e os cavalheiros atravessam o salão parando em frente à dama do outro par, cujo cavalheiro faz também o mesmo. Ao se encontrarem com as damas dos pares da frente, dâos-se os braços, fazem duas meias-voltas, indo depois para seus lugares.

■TRAVESSÊ GERAL - As duas filas atravessam o salão ao mesmo tempo, cruzando-se no centro pela direita. Ao chegarem aos lugares voltam a ficar de frente para o par.

■BALANCÊ COM O PAR VIS A VIS - Seguem somente os cavalheiros e ao se encontrarem com as damas, vão entrelaçando o braço direito no braço direito da dama. Dão duas voltinhas e retornam a seus lugares, ficando de frente para o par.

■BALANCÊ COM SEUS PARES - Cavalheiro de frente para sua dama. Ambos fazem o balanceio, sem sair do lugar.

■GRANDE CHÈNE (GRAND CHAÍNE) CRECHÉ OU GARRACHE - A dama dá a mão direita ao cavalheiro e este a mão esquerda à direita de outra dama e passam a trocar de mãos e de dama até que voltam a encontrar os seus pares.

■SANGÉ (CHANGÊ DE DAME) - Os cavalheiros rodam as damas pela sua esquerda, passando-as para trás e a cada sinal do marcador, largam as mãos das mesmas e vão pegar as da sua frente até chegarem aos pares certos.

■BEIJA FLOR - Os pares seguem até o meio do salão, as damas estendem a mão direita para o cavalheiro beijar.

■CORTESIA - Os cavalheiros dão um passo para trás sem largar a mão da dama, ficando semi-ajoelhados. As damas dão duas voltinhas pela esquerda, os cavalheiros levantam-se e aguardam o próximo passo.

■CRUZ DE MALTA - os casais ímpares continuam rodando e os números pares vão-se infiltrando na roda, segurando-se nos punhos e formando rodas maiores. Os cavalheiros seguram nas mãos dos cavalheiros e as damas seguram nas mãos das damas, formando outro braço da cruz. Continuam rodando ao ritmo da música.

■PASSEIO DOS NAMORADOS - O par guia sai com sua dama pela direita, o par seguinte sai pela esquerda e os demais vão imitando. Quando se encontram novamente, formam uma fila única, depois uma roda no meio da sala.

■CAMINHO DA ROÇA - Damas na frente, cavalheiros atrás, percorrem todo o salão, voltando aos seus lugares.

■AÍ VEM CHUVA - Todos fazem meia volta, marchando em sentido contrário.

■É MENTIRA - Nova meia volta. Continuam marchando em roda.

■CESTINHA DE FLORES - As damas levantam os braços, passando-os por cima dos ombros com a palma das mãos para cima. Os cavalheiros que estão atrás seguram as mãos da dama e continuam a marchar.

■A PONTE CAIU - Os cavalheiros sem largar as mãos das damas, fazem meia-volta e seguem a marcha na frente das damas.

■PONTE NOVA - Todos fazem meia volta pela direita sem largar as mãos das damas, continuam a marchar.

■DAMAS AO CENTRO - Damas formam a roda e os cavalheiros outra, por fora. Rodam todos no mesmo sentido, para a esquerda.

■ARCO-ÍRIS - Damas passam a roda para a direita, ficando as duas filas rodando em sentido contrário.

■DAMAS EM RODA - Os cavalheiros entram para dentro da roda sem largarem as mãos. Damas fazem a roda por fora e todos começam a rodar pela esquerda, procurando seus pares.

■OLHA O TÚNEL - O par guia dá as mãos, levantando-as à altura dos ombros. O par próximo ao guia passa por baixo, e coloca-se ao lado, na mesma posição. Todos os demais pares fazem o mesmo.

■CARACOL - Os pares fazem fila indiana e a dama do par guia começa a marcha em direção ao centro do salão. Quando o caracol estiver bem unido, todos esperam a ordem do marcador.

■ZEFINI (C'EST FINI) - Fim!

E para agüentar até o sol raiar, só com a energia obtida nas vacas atoladas, canjicas, cachorros quentes, quentões, pipocas e muitas outras iguarias típicas dessa época do ano. Para começar, a vaca atolada, (acho que é a que dá mais *sustância*):



Frite cebola e alho com costela de vaca até que dourem, junte tomates, vinagre, salsinha, cebolinha e caldo de carne. Acrescente água suficiente para cobrir tudo e cozinhe. Quando a carne estiver macia, adicione a mandioca e água suficiente para cozinhá-la!



Boas festas para todos! Anarriê!




0 comentários:

Postar um comentário

Ficarei muito feliz com seu comentário!
A sua opinião é de grande importância para
o aperfeiçoamento deste cantinho.
Que Deus o(a) abençoe sempre!
Com carinho,
Professora Maria Regina
Ah! Irei fazer uma visita e responder os comentários em seus blogs!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...