Bem Vindos

Amigas encantadoras!

terça-feira, maio 18, 2010


Projeto copa do mundo

2
Copa do Mundo

Objetivos

• Conhecer, valorizar e divulgar as diversas culturas.

• Identificar as danças, músicas, comidas, crenças e roupas tradicionais de cada país.

• Conhecer a história das copas.
• Identificar cada país e os dias que jogam.

Formulação dos Problemas

• Onde será realizada a Copa do Mundo?

• O que podemos observar nos grupos?

• Quais são as comidas e danças típicas dos países participantes?

• Você conhece algum desses países?

Tempo da Atividade: Depende do ritmo da turma

Material

• Material para fazer a viseira: cartolina, canetas, colas, etc.

• Hino Nacional

Temas Transversais

Ética e cidadania: Envolver todo o conteúdo no tema PAZ, já que se fala em campeonato mundial, abordar a união dos povos pelo esporte, a necessidade de um trabalho coletivo bem planejado , o respeito entre os envolvidos e com as regras, bem como aceitação de que não se vence sempre... Que temos que aceitar a derrota e dela extrairmos novas estratégias.



Meio ambiente: Observar no meio ambiente as mudanças ocorridas em razão da Copa (pinturas, enfeites em geral) e analisar os aspectos positivos (torcida) e negativos (poluição visual, sujeira)

Pluralidade cultural: Observar a língua falada em outros países e resgatar alguns usos e costumes de alguns países que nós, brasileiros, herdamos. As colônias brasileiras nos países que sediam a Copa e colônias destes países no Brasil.

Sensibilização: Mostrar fatos aos alunos, ler textos ou exibir vídeos sobre as Copas.

Biblioteca: Leitura do texto: Jogo de bola (Cecília Meireles)

Leituras sobre as copas (jornais, revistas, livros)

Montar uma revistinha da copa com atividades desenvolvidas nas diversas disciplinas.

Ed. Artística: Viseira da Copa / Bandeirinhas para enfeitar a escola / Desenhos livres sobre a Copa

Música: da copa

Ed. Física:Organizar um jogo de futebol / As regras do futebol e a função de cada jogador./ Tipo de roupa adequada para a prática do futebol (uniforme). / Organização da fila e Posição adequada para cantar o Hino Nacional.

Vídeo: Franklin aprende a jogar bola (aborda a questão do preparo físico, a técnica – regras e a ação coletiva do grupo) Cartoon network – tv a cabo.

Português: O Hino Nacional

A letra do hino enfatizando as palavras que as crianças mais erram;

Pesquisa no dicionário do significado das palavras mais difíceis;

Música da Copa;

Músicas de copas anteriores, músicas que abordam o tema futebol, bem como jingles antigos e recentes com o tema futebol.

Texto: Jogo de bola (Cecília Meireles);

Livros de literatura infantil (a verificar);

Entendimento e ilustração;

Atividades de escrita e leitura como cruzadinhas, caça-palavras, curiosidades, trava-línguas, etc.

Organização de Listas de nomes comuns no futebol, de nomes próprios (nome dos jogadores, técnico, juiz e demais personalidades do futebol na Copa;

Observar a língua falada nos países envolvidos na Copa, dando ênfase aos que sediam o campeonato e os que disputam diretamente com o Brasil;

Leitura de noticiários diários – textos jornalísticos;

Matemática:

Quantas vezes o Brasil foi campeão? Significado da palavra Penta (bem como tetra, tri, bi-campeão)

Significado dos termos: oitavas de final, quartas de final, semi final e final.
Quantidade de jogadores num jogo de futebol.
Os reservas da seleção (função)
Agenda da copa
Análise do placar dos jogos do Brasil
O comércio que envolve a Copa (bandeiras, camisetas, apito, etc...)

História e Geografia:
História das Copas

Sede da Copa

Curiosidades sobre a vida das pessoas do país onde ocorre a Copa. (usos e costumes)

Localização no mapa da sede da Copa

Acompanhar a agenda da Copa e os jogos do Brasil bem como seus adversários

A Bandeira Brasileira

As bandeiras dos países que estão sediando a Copa

As bandeiras dos demais países

Falar que todos os países tem o seu Hino Nacional

Mãos de obra temporária que surge em razão da copa

O respeito às demais seleções

Reforçar o espírito patriótico

Retrospectiva das Copas

Ciências:
A saúde: alimentação, prática de esportes, o condicionamento físico, saúde mental, o repouso

O exame anti-doping; Campanha anti-drogas (na historia das copas, esta foi a única que até o momento todos os exames anti-doping obteve resultados negativos)
O fumo e o álcool: são incompatíveis com a prática de esportes;

Os valores nutricionais de alguns alimentos;

Dicas para uma dieta bem equilibrada para as crianças

Montar com as crianças um cardápio

Cuidados com os fogos e balões.

Conclusões e Aplicações

Participação individual e em grupo em cada etapa de trabalho.

Elaboração das pesquisas, de cartazes, ensaio das coreografias, etc.

2 comentários:

Mary disse...

REGINA,seu blog é uma graça,queria personalizar o meu mas não consigo,você pode me dar uma dica,que Deus te abençoe.

A Arte de Contar e encantar na Educação Infantil disse...

Mary obrigada por achar meu blog uma graça...bem o começo de tudo pedi a uma amiga aqui do blog pra fazer pra mim o nome dela é cris tem aquido lado o endereço dela...ela é um amor!!Mas eu ando aprendendo muito sobre como fazer um blog e até estou fazendo um Art´s da Rê e fiz tbm pra minha família!! ah!!!! não consigo entrar no seu blog pra te responder por isso escrevi aqui tá? beijinhoss e mais uma vez obrigadaaaa!!

Postar um comentário

Ficarei muito feliz com seu comentário!
A sua opinião é de grande importância para
o aperfeiçoamento deste cantinho.
Que Deus o(a) abençoe sempre!
Com carinho,
Professora Maria Regina
Ah! Irei fazer uma visita e responder os comentários em seus blogs!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...